Acordes
Por: Madelu L.
22 de Abril de 2021

Acordes

Acordes, suas definições e quais indicados para o inicio dos estudos no violão.

Violão Violão Básico Iniciante Aulas de música para todas as idades Principiante Violão e Guitarra Popular Acordes Teoria Musical

Acordes são notas tocadas ao mesmo tempo, simultanemente. É uma sobreposição de terças e cada nota sobreposta recebe um nome: Fundamental-terça-quinta. A medida que você acrescentar notas a formação comentada, você terá a sétima e suas extensôes ( nona, decima primeira e decima terceira as mais utilizadas). Os acordes podems ser maiores, menores, aumentados e diminutos e cada acorde desses, terá uma formação caracteristica. Para a sua formação, é necessário a utilização de intervalos em sua estrutura e dependendo da utilizacão desse, o acorde soará de uma forma específica. Para você que está estudando violão, é indicado que você comece com acordes que chamados de tríades que são os acordes de três sons, a espinha dorsal da formação dos acordes. É claro que podemos ter outras infinitas possibilidades, mas precisamos de uma escolha não é mesmo? Esses acordes no violão são aqueles feitos nas primeiras casas e que se utiliza muitas cordas soltas, também chamados de acordes abertos. Sugiro não pensar na pestana nesse primeiro momento. Antes de listar a minha sugestão, vamos primeiro entender o que é cifra.

Cifra é uma nomenclatura que representa os acordes na forma escrita, por meio de letras, números e simbolos. São setes letras e cada uma irá representar um acorde:

  1. A: la
  2. B: Si
  3. C: Dó
  4. D: Ré
  5. E: Mi
  6. F: Fá
  7. G: Sol

A representação do acorde consiste no seguinte: Os acordes maiores são representadas apenas pelas letras maisculas, o menores por letras maisculas e um m do lado, acordes diminutos  por letra maiscula com o simbolo º e aumentados por letra maiscula com um sustenido ou + na nota específica.

  • Exemplo: A=>La maior| Am=> La menor| Aº=> La diminuto| A(#5)=> La com quinta aumentada.

Ja sabendo da teoria, os acordes básicos no estudos iniciais para você começar a estudar são: A-Am-D-Dm-E-Em-G-C e F com desenho simplificado. Procure músicas que possuam esses acordes em sua estrutura. Depois que ja estiver familiarizado, avançe mais. Bons estudos!

R$ 75 / h
Madelu L.
Fortaleza / CE
Madelu L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violão Básico Violão e Guitarra Acordes de Violão
Especialização: Semiótica aplicada a literatura e áreas afins (UECE - Univeridade Estadual do Ceará)
Professora de ukulele, violão ,guitarra, baixo e teoria musical com 12 anos de experiência no mercado.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil