Ciclo das quartas e quintas e tonalidade.
Por: Madelu L.
08 de Abril de 2021

Ciclo das quartas e quintas e tonalidade.

Conteúdo de harmonia para que você comece a perceber a tonalidade e as escalas que suas canções favoritas estão inseridas.

Violão Violão Básico Aulas de música para todas as idades Intermediário Guitarra Violão e Guitarra Acordes Teoria Musical Popular Iniciante Leigos Cifras Harmonia Aulas Online Violão para Iniciantes Iniciação ao violão Musica Popular Improvisação

Quando estamos montando nosso tão desejado repertório, e um primeiro momento, não sabemos o porque de todos aqueles elementos presente nas cifras. O que é tonalidade? Porque contém esse acordes e não outros? Essas são algumas das perguntas que temos. É muito bom que haja esse interesse, pois assim, você estará interessando em saber como é o fazer musical. Nesse artigo trago alguns conceitos para te ajudar nessas questões.

  1. Escala Maior: Escala é uma sucessão de notas que podem ser ascendentes ou descendentes e que estão disponiveis em um determinado sistema musical. A escala maior são os sons pertencentes a uma determinada tonalidade, ordenados em forma crescente por suas altura. Tais sons são obtidos a partir dos harmônicos relacionados a uma nota fundamental, ou seja, a tônica da tonalidade. Uma escala maior é formada por intervalos de segunda, sempre quatros segundas maiores ( ou tons inteiros) e duas menores ( ou seis semitons ou três tons) ordenadas da seguinte forma: T-T-ST-T-T-T-ST (T: tom | ST: semiton).  As sete notas pertencentes a escala maior são denominadas graus, que passam a ser numerados com algarismos romanos. Cada um dos graus recebe uma designação especial: I-Tônica| II:Supertonico| III: Mediantes| IV: Subdominantes| V: Dominantes| VI: Submediantes| VII: Sensível. ( os nomes e os graus em negrito são os que possuem papel hierárquico mais destacado)
  2. Ciclo das quartas e quintas: O ciclo é uma maneira de apresentar as doze notas do total cromático distanciadas entre si em intervalos de 4J e 5J. É apresentar as tonalidades ordenadas gradualmente quanto ao numero de acidentes de suas armaduras, facilitando dessa forma a rápida "memorização". Vizinhas a tonalidade de dó maior, temos, respectivamente, a direta e esquerda, Sol maior e Fá maior, ambas com apenas um acidente em suas armaduras. À medida que avançamos nos sentidos horario(5J) ou anti-horario(4J), notamos que a quantidade de acidentes vai crescendo um por um. Horário: C-G-D-A-E-B-F#-C#| Anti-horário: C-F-Bb-Eb-Ab-Db-Gb.

 

     3. Tonalidade: A construção da escala a partir das dozes diferentes notas, no caso t^nicas, trará como resultado doze tonalidades. Algumas tonalidades apresentam um número grande de acidentes e isso é possível na teoria, mas acaba resultando em complicações de escrita e leitura. Por isso, o ciclo das quintas e quartas é de fundamental importância. Na prática, não são usadas tonalidades com números superior a seis acidentes. Algumas tonalidades como C# maior por exemplo, dá-se preferência em utilizar sua enarmônica, Db maior.

Dividimos as tonalidades em três grupos: 

  1. Sem acidentes: Do maior.
  2. Com sustenidos na escala: Sol, Ré, La, Mi, Si e Fá#.
  3. Com bemois na escala: Fá, Sib, Mib, Lab, Réb e Solb.

obs: No caso, somou-se treze tonalidades. A razão é pelo fato de Fá# maior e Solb maior, ambas contabilizadas, serem enarmônicas, com seis sustenidos cada e, portanto, equivalentes. Enarmonica são escalas, notas com mesmo som e nomes diferentes.

Bons estudos pessoal!

 

R$ 75 / h
Madelu L.
Fortaleza / CE
Madelu L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Violão Geral Violão Básico Violão Popular
Especialização: Semiótica aplicada a literatura e áreas afins (UECE - Univeridade Estadual do Ceará)
Professora de ukulele, violão ,guitarra, baixo e teoria musical com 12 anos de experiência no mercado.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil