O que a educação no Brasil tem a aprender com as novelas?

História da Arte
O que a educação no Brasil tem a aprender com as novelas?
Marco Aurélio Toledo Angioluci
em 04 de Outubro de 2014

O ponto é: a maioria dos professores quer fazer filmes vencedores de bilheteria, mas não sabem que teriam muito mais chances de conseguir IBOPE se preparassem novelas.

Ser professor e preparar aulas não tem tanto a ver com fazer filmes. Mas tem muita sinergia com fazer novelas.

Calma, se você ficou triste por não poder realmente ser comparado a um Tom Cruise ou a uma Angelina Jolie, saiba que você ainda pode ser comparado a um Reynaldo Gianecchini ou a uma Juliana Paes.

Juliana Paes

O fato é: ao longo de um ano, os alunos não veem um filme que trata de equações do 1º grau, inequações e sistemas de equações com duas incógnitas. O que ocorre é que eles assistem a uma novela com um capítulo (ou mais, é claro) sobre equações do 1º grau, um capítulo sobre inequações e um capítulo sobre sistemas com duas incógnitas.

A diferença é que quando fazemos um filme, guardamos o clímax para o final (existem até alguns professores que gostam de brincar de Senhor dos Anéis e transferem o clímax para outro ano).

O escritor da novela (e os atores, por consequência), em contrapartida, está sempre tentando terminar cada capítulo deixando aquela CURIOSIDADE, aquele gostinho de “quero mais” para seu público. Então, essa é a primeira coisa que creio podermos aprender com os escritores e atores de novela: Desperte a curiosidade do seu público para o próximo capítulo!

Mas a lição não pára por aí. Quem nunca ouviu falar que um escritor já mudou o rumo de uma novela por causa da opinião pública? Ué, isso faz sentido e é verdade. O escritor tem olhos para seu público e se adapta para melhor atendê-lo (ou servi-lo – veja também o post “Que tal professores mais servidores?”). Por isso, fica aqui a segunda lição: Tenha olhos para seu público!

Como despertar a curiosidade dos seus alunos fica para um próximo post. rs

Por enquanto, fica aqui só o desejo de que tenhamos mais Juliana Paes atuando na educação em um futuro não tão distante. =D

Uma ótima semana!

São Paulo / SP
Ensino Médio: Exatas (Colégio Bandeirantes)
Gosto de inspirar meus alunos a sonharem mais alto para chegarem mais longe. O foco do meu trabalho é 100% no seu aprendizado. Levo em consideração os seus objetivos e as suas defasagens para montarmos um plano de estudos personalizado desde as primeiras aulas. Atualmente dou aulas usando minha própria metodologia na Desempenho Máximo, escola-cursinho que fundei voltada a fortalecer a Base de Matemática dos meus alunos. A empresa fica na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Interessados p ...
Física para Ensino Superior, Estatística no Ensino Superior, Matemática Geral, Matemática para Ensino Superior, Matemática Nível Técnico, Matemática Profissional, Matemática para Ensino Fundamental
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 88 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil