O que a educação no Brasil tem a aprender com as novelas?
Por: Marco A.
04 de Outubro de 2014

O que a educação no Brasil tem a aprender com as novelas?

História da Arte

O ponto é: a maioria dos professores quer fazer filmes vencedores de bilheteria, mas não sabem que teriam muito mais chances de conseguir IBOPE se preparassem novelas.

Ser professor e preparar aulas não tem tanto a ver com fazer filmes. Mas tem muita sinergia com fazer novelas.

Calma, se você ficou triste por não poder realmente ser comparado a um Tom Cruise ou a uma Angelina Jolie, saiba que você ainda pode ser comparado a um Reynaldo Gianecchini ou a uma Juliana Paes.

Juliana Paes

O fato é: ao longo de um ano, os alunos não veem um filme que trata de equações do 1º grau, inequações e sistemas de equações com duas incógnitas. O que ocorre é que eles assistem a uma novela com um capítulo (ou mais, é claro) sobre equações do 1º grau, um capítulo sobre inequações e um capítulo sobre sistemas com duas incógnitas.

A diferença é que quando fazemos um filme, guardamos o clímax para o final (existem até alguns professores que gostam de brincar de Senhor dos Anéis e transferem o clímax para outro ano).

O escritor da novela (e os atores, por consequência), em contrapartida, está sempre tentando terminar cada capítulo deixando aquela CURIOSIDADE, aquele gostinho de “quero mais” para seu público. Então, essa é a primeira coisa que creio podermos aprender com os escritores e atores de novela: Desperte a curiosidade do seu público para o próximo capítulo!

Mas a lição não pára por aí. Quem nunca ouviu falar que um escritor já mudou o rumo de uma novela por causa da opinião pública? Ué, isso faz sentido e é verdade. O escritor tem olhos para seu público e se adapta para melhor atendê-lo (ou servi-lo – veja também o post “Que tal professores mais servidores?”). Por isso, fica aqui a segunda lição: Tenha olhos para seu público!

Como despertar a curiosidade dos seus alunos fica para um próximo post. rs

Por enquanto, fica aqui só o desejo de que tenhamos mais Juliana Paes atuando na educação em um futuro não tão distante. =D

Uma ótima semana!

R$ 80 / h
Marco A.
São Paulo / SP
Marco A.
4,0 (5 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Ensino Médio: Exatas (Colégio Bandeirantes)
Professor de Matemática, Física, Excel
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil