Como posso ajudar meu filho a estudar mais?
em 11 de Maio de 2015
O ponto é: a maioria dos professores quer fazer filmes vencedores de bilheteria, mas não sabem que teriam muito mais chances de conseguir IBOPE se preparassem novelas.
Ser professor e preparar aulas não tem tanto a ver com fazer filmes. Mas tem muita sinergia com fazer novelas.
Calma, se você ficou triste por não poder realmente ser comparado a um Tom Cruise ou a uma Angelina Jolie, saiba que você ainda pode ser comparado a um Reynaldo Gianecchini ou a uma Juliana Paes.
O fato é: ao longo de um ano, os alunos não veem um filme que trata de equações do 1º grau, inequações e sistemas de equações com duas incógnitas. O que ocorre é que eles assistem a uma novela com um capítulo (ou mais, é claro) sobre equações do 1º grau, um capítulo sobre inequações e um capítulo sobre sistemas com duas incógnitas.
A diferença é que quando fazemos um filme, guardamos o clímax para o final (existem até alguns professores que gostam de brincar de Senhor dos Anéis e transferem o clímax para outro ano).
O escritor da novela (e os atores, por consequência), em contrapartida, está sempre tentando terminar cada capítulo deixando aquela CURIOSIDADE, aquele gostinho de “quero mais” para seu público. Então, essa é a primeira coisa que creio podermos aprender com os escritores e atores de novela: Desperte a curiosidade do seu público para o próximo capítulo!
Mas a lição não pára por aí. Quem nunca ouviu falar que um escritor já mudou o rumo de uma novela por causa da opinião pública? Ué, isso faz sentido e é verdade. O escritor tem olhos para seu público e se adapta para melhor atendê-lo (ou servi-lo – veja também o post “Que tal professores mais servidores?”). Por isso, fica aqui a segunda lição: Tenha olhos para seu público!
Como despertar a curiosidade dos seus alunos fica para um próximo post. rs
Por enquanto, fica aqui só o desejo de que tenhamos mais Juliana Paes atuando na educação em um futuro não tão distante. =D
Uma ótima semana!