MANIFESTO
em 14 de Novembro de 2019
O Enem já passou, muitos foram os surpreendidos pelo tema deste ano, mas a hora para começar a se preparar para o Enem do próximo ano já começou e eu trouxe dicas imperdíveis para você conseguir uma boa nota na redação do Enem!
1. Conheça o modelo de redação pedido no Enem
O modelo de redação pedido no Enem é o dissertativo-argumentativo em prosa. O objetivo dessa redação é convencer ou tentar convencer o leitor por meio da formulação de uma tese ou ponto de vista. O candidato precisa defender essa tese usando argumentos consistentes e concluir o texto com a elaboração de uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
O estilo dissertativo-argumentativo de redação exige que o conteúdo seja coerente com a realidade e, para ser considerado pelos corretores, o texto precisa estar dentro do tema proposto.
2. Entenda como trabalhar o tema da redação
O tema da redação do Enem é um segredo guardado a sete chaves e os participantes do Exame só ficam sabendo sobre qual assunto irão escrever na hora da prova.
Normalmente são assuntos complexos, de impacto nacional. Veja os temas de redação pedidos em edições do Enem:
No caderno de prova do Enem o assunto da redação não aparece apenas como um “título” a ser desenvolvido. O tema é determinado por meio de “textos motivadores”, que podem ser trechos de livros, jornais, revistas, publicidades e até mesmo charges e desenhos em quadrinhos.
Para seguir o tema corretamente, é importante ler com cuidado esses textos motivadores e, em seguida, desenvolver seu próprio texto. Os textos motivadores não precisam e nem devem ser copiados na sua redação.
3. Saiba quais competências são avaliadas
Os corretores da redação do Enem avaliam cinco competências. Cada uma delas vale 200 pontos e quem conseguir demonstrar um excelente domínio de todas ganha a nota máxima: 1.000 pontos.
Conheça as cinco competências avaliadas na redação do Enem:
ENTENDA AS 5 COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual.
O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa e suas aplicações. Serão observados os conhecimentos sobre todas as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados à ortografia, regência, concordância e semântica.
O que será avaliado?
- Diferença entre a modalidade oral e escrita;
- Atenção à ortografia e às regras gramaticais;
- Estética geral do texto e o respeito ao número de linhas;
- Ausência de marcas da oralidade;
- Precisão vocabular;
- Colocação das letras maiúsculas e minúsculas;
- Divisão silábica na mudança de linha (translineação).
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
A segunda competência cobrada na Redação do Enem é a compreensão da proposta.
Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las em um texto. Para isso é preciso ler o tema com bastante atenção, para conseguir relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.
O que será avaliado?
- Compressão da proposta: evite ficar preso aos textos motivadores, não os copie, mas também não deve ignorá-los;
- Conhecimento sobre outras áreas, como, por exemplo, literatura, biologia, cinema, biotecnologia, entre outras;
- Se o aluno sabe estruturar um texto dissertativo.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
Na terceira competência é cobrado se a argumentação do candidato é feita com base em fatos concretos para defender seu ponto de vista.
Tudo que será escrito na Redação do Enem precisa estar fundamentado em algo verdadeiramente comprovado e real. O aluno pode usar dados estatísticos, analogias, metáforas (comparações), fatores com causa e consequência, enumerações e citações.
O que será avaliado?
- Progressão qualitativa (relação de sentido entre as partes do texto);
- Ordem lógica entre as ideias apresentadas;
- Coerência: adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real;
Encadeamento de ideias: cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
Nessa competência, será avaliado se o candidato sabe escrever um texto coeso.
Como na redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam, além de serem bem embasadas, estar bem articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem estruturados. A utilização de conectivos deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.
O que será avaliado?
- Estruturação dos parágrafos: Em um texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo é formado por uma ideia principal à qual se ligam as ideias secundárias;
- Estruturação dos períodos: Os períodos de um texto dissertativo são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
- Use de referências: Os lugares, pessoas, coisas, dados, informações e fatos quem são introduzidos devem ser retomados, à medida que o texto vai progredindo. Referências podem ser expressas por meio de pronomes, advérbios, e artigos.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
A competência cinco é a mais importante, pois a elaboração de uma solução do problema proposto é a mais criteriosa entre os corretores e onde os alunos possuem mais dificuldade.
O candidato deve ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado. Ao concluir seu texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.
A proposta de intervenção deve ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Além disso, é preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e meter coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.
O que será avaliado?
- Presença de proposta;
- Detalhamento dos meios para realização da solução proposta;
- Possibilidade de ser executada: A solução que eu apresento é viável?
- Respeito aos Direitos Humanos: A intervenção não pode ferir valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Pratique muito!
Praticar a redação do Enem não tem mistério. Você precisa escrever!
Uma boa forma de praticar a redação é consultar os cadernos de prova dos anos anteriores e elaborar um texto seguindo o tema proposto para aquele ano. A orientação de um profissional, nesses casos, é fundamental. Mostre suas redações ao professor. Ouça com atenção os comentários dele e, se for o caso, refaça seu texto até acertar.
Esteja preparado no dia da prova
A primeira coisa que você precisa saber é que no dia da prova você terá uma hora para resolver a prova de redação. Esse tempo inclui:
Lembre-se de:
O que você não pode fazer:
Quer descobrir como criar uma redação nota 1000, cumprindo todas as competências do Enem?
Marque sua aula demonstrativa e vamos trilhar juntos o caminho do seu sucesso!!
Beijos da Mari! :*