
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Aceita-se enquanto única versão correta e dicionarizada beneficência. Beneficiência, apesar de ser forma muito escrita e falada, é maneira incorreta e, portanto, deve ser evitada. Em Língua Portuguesa, há uma parte específica que estuda a pronúncia correta das palavras, essa parte é chamada de ortoépia.
O substantivo feminino beneficência nasceu a partir do termo latino beneficentia. Com a evolução das línguas, a consoante t da sílaba final passou a ter som de c e ser grafada da mesma forma.
Entendemos enquanto significado de beneficência o ato, a prática ou a virtude de se fazer o bem, de beneficiar o próximo, ter intenção benéfica. Admite-se enquanto sinônimos de beneficência os termos ajuda, auxílio, benevolência, benignidade, caridade, piedade, benfazer, entre outras possibilidades.
Na sequência, temos algumas orações com o uso do substantivo beneficência:
- A beneficência daquela mulher impressionava grandemente a todos.
- A honestidade e a beneficência são virtudes que devem ser estimuladas em todas as pessoas.
- A igreja do bairro realizará um evento de beneficência para angariar fundos a fim de ampliar o orfanato.
- Fiquei extremamente impressionada com a falta de beneficência de algumas pessoas durante o evento promovido pela igreja do bairro.
O adjetivo beneficente, proveniente de beneficência, também segue seu padrão de escrita, porém sem acentuação. Beneficência é substantivo proparoxítono, uma vez que sua antepenúltima sílaba funciona como sílaba tônica (be-ne-fi-cên-ci-a). O mesmo não acontece com beneficente (be-ne-fi-cen-te), que tem sua penúltima sílaba como sílaba tônica, por isso a alteração no emprego do acento circunflexo.
Note o emprego do adjetivo beneficente em frases:
- O jantar beneficente foi um grande sucesso. A adesão foi bem maior do que o esperado inicialmente.
- Estamos pensando em realizar um almoço beneficente no próximo mês.
- Nossa igreja sempre promove festas beneficentes para ajudar as pessoas carentes.