Classes de palavras

Uma pequena história para te ajudar a entender melhor as classes de palavras

Português Pré-Vestibular Concursos Ensino Fundamental Ensino Superior ENEM
Classes de palavras
Marilia Couto Moratelli
em 12 de Janeiro de 2018

No grupo da Língua Portuguesa, existem dez membros, amigos há muitos e muitos anos e que, na maioria das vezes, andam sempre juntos. Vamos conhecer cada um deles?

1-      Substantivo: o Substantivo adora dar nome a tudo e todos. Já chega aos lugares perguntando à sua mãe: Qual o nome disto? E disto? Como aquela pessoa se chama?

 

2-      Adjetivo: Sabe aquele amigo que ama dar qualidades ou defeitos aos outros? Então, esse é o Adjetivo. Ele olha para a pessoa, aponta o dedo e diz: bonito, feio, simpático, pequeno, grande.

 

3-      Pronome: Todo grupo tem também aquele amigo que sempre esquece o nome dos outros, mas que arranja um jeitinho de não passar vergonha. O Pronome é especialista em fazer isso, ele substitui rapidamente os nomes por palavras como “ele, ela, isso”.

 

4-      Verbo: O Verbo é o membro do grupo ligado nos 220 v, não consegue ficar um segundo parado e está sempre em ação. É o amigo chato que fica se balançando durante a prova e tira a sua concentração.

 

5-      Advérbio: O Advérbio é o melhor amigo do Verbo, estão sempre coladinhos. Como o Verbo é sempre muito apressado e não tem paciência de contar os detalhes da história, o Advérbio vem trazendo algumas informações sobre onde, quando, como as coisas aconteceram. Assim, todo mundo entende melhor.

 

6-      Numeral: Neste grupo, também temos o gênio da matemática. O Numeral é excelente com contas e posições, trabalha com os números como ninguém. Precisa de aulas particulares? Fale com ele!

 

 

7/8- Conjunção e Preposição: A Conjunção e a Preposição são irmãs gêmeas, mas não idênticas. As duas amam ver as pessoas unidas e, por isso, estão sempre tentando ligar uns aos outros.

 

9- Interjeição: A professora pergunta na sala: “Quem fez a lição de casa?”, de repente, aquele colega reclamão, que se lamenta de tudo, já começa: “Ai, professora, é que meu cachorro comeu meu caderno”.

Na hora da prova então, a Interjeição adora fazer um drama, pega a folha e já começa: “Ai, ui, ai, ui”.

 

10- Artigo: O Artigo é aquele amigo que você nem bem terminou a pergunta e ele já quer responder. Adora vir na frente de todos.

É um dos melhores amigos do Substantivo e sempre o ajuda nas suas dúvidas. Às vezes, o Substantivo não sabe se uma palavra é masculina ou feminina, mas lá está o Artigo para ajudar na definição.

 

Professora Marilia Couto Moratelli

MCM Consultoria em Idiomas

 

Santo André / SP

1 avaliação
Graduação: Letras- Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (Fundação Santo André)
Olá, sou a professora Marilia. Desde 2004, ensino Língua Portuguesa, Inglesa, Redação e Literatura para alunos das mais diversas idades e com inúmeros objetivos. Meu maior foco é o trabalho com adultos, pois possuo uma metodologia de trabalho adaptada à necessidade dos meus alunos, isso faz com que o aluno aprenda mais rápido e de forma mais eficaz. Minhas áreas de atuação são preparatórios para vestibulares, ENEM, concursos e testes diversos. Ensino também a interpretar a questão de modo que vo ...
Análise Gramatical, Analise Sintática, Redação, Português no Ensino Fundamental, Português para Concursos, Língua Portuguesa, Sintaxe
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 45 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil