Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
A finalidade do resumo é expressar com bastante fidelidade, porém sem a utilização das mesmas palavras e sentenças, as ideias centrais ou fatos essenciais contidos num texto.
De maneira geral, um bom resumo deve as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas foram apresentadas e as ligações entre as ideias, sem, contudo, emitir comentários ou juízos de valor. Trata-se de um recurso de retirar do texto seus pontos centrais.
Além de evitar a cópia de sentenças do texto original, é importante tomar cuidado para não fugir ao tema do texto, mantendo-se sempre fiel às ideias do autor original. Lembre-se: num resumo clássico, o que importa é o que o autor pensa e como ele apresentou seus apontamentos.
Alguns passos para um resumo eficiente são:
A- Ler atentamente o texto, assinalando as ideias que parecerem mais relevantes.
B- Identificar qual o tipo de texto (uma narração, um discurso, um texto de opinião, uma entrevista etc.).
C- Identificar a ideia principal e as secundárias.
D- Identificar a maneira como elas se ligam ao longo dos parágrafos e como autor introduz uma nova vertente do assunto.
E- Planejar como o resumo será redigido, qual será o começo, meio e fim e como você ligará essas partes.
F- Redigir o texto.
As partes de um resumo também são introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, apresentamos qual é o título do texto, por quem foi escrito, quando e onde, além das informações relativas ao tema central.
O desenvolvimento é o momento de apontar como as ideias do autor foram trabalhadas e qual a ligação entre elas. Já a conclusão é o espaço para revelar de que maneira o autor do texto original fecha suas ideias e que argumentos usa para tal.
Importante: ao finalizar seu resumo, faça sempre uma revisão pensando no seguinte: uma pessoa que não leu o texto original conseguiria entender como ele foi desenvolvido a partir de meu resumo?
Corrija também erros ortográficos e gramaticais.
Professora Marilia Couto Moratelli
MCM Consultoria em Idiomas