Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
1ª Tenha um propósito definido: Saiba exatamente qual ou quais ideias você quer defender ao longo de seu texto. Isso deve ser planejado antes do processo de escrita.
2ª Analise o público-leitor: É essencial ter em mente quem é a pessoa que lerá seu texto, dessa forma você poderá adequar o nível de formalidade e o vocabulário para atingi-la com maior propriedade.
3ª Use sinônimos: Tome cuidado com a repetição de palavras, para isso, procure sempre usar o máximo possível de sinônimos em seu texto.
4ª Observe o tamanho de seus parágrafos: Esteja atento para não desenvolver parágrafos de tamanho extremamente desiguais, é essencial que o número de linhas seja semelhante.
5ª Reflita sobre o subtema de cada parágrafo: Cada novo parágrafo deve trazer uma nova vertente sobre o assunto geral. Tenha certeza de que seu texto traz essa característica.
6ª Tenha um padrão de pontuação: Se você costuma usar vírgulas antes de adjuntos adverbiais, por exemplo, repita isso ao longo de todo o texto.
7ª Troque palavras: Se você tem dúvidas sobre a grafia correta de uma palavra, troque por um sinônimo, afinal, é sempre melhor fazer a substituição a errar.
8ª Revise sinais de pontuação: Note se todas as perguntas são seguidas de ponto de interrogação e se os parágrafos foram encerrados com ponto final.
9ª Faça referências a fatos históricos ou situações de conhecimento geral: Isso ajudará a sustentar seus argumentos e validá-los.
10ª Não use abreviações: Textos formais não aceitam abreviações, portanto, elimine-as de sua redação.