Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
Esse seu jeito, hein...
Imagine a seguinte situação: Você tem personalidade forte, daquelas que faz com que as pessoas te amem ou... não te amem tanto assim.
Um dia, um amigo querido, mas irritado com seu “delicado” modo de agir, manda uma mensagem no WhatsApp dizendo :”Esse seu geito, hein... Como é difícil lidar com você!”. O que você faz?
A- Responde ao amigo demonstrando um pouquinho mais do seu jeitinho todo amável.
B- Responde ao amigo com seu jeitinho e contrata aulas particulares de Língua Portuguesa para ele.
C- Todas as anteriores e ainda bloqueia o amigo por falta de conhecimentos ortográficos.
Pois é, apesar de simples, a palavra “jeito” anda deixando muita gente por aí sem jeito ao escrevê-la com “g”, algo que nunca acontece na Língua Portuguesa, todas as vezes em que essa palavra aparecer, ela será grafada com “J”. Veja alguns exemplos:
Não tem jeito! Não consigo resolver esse problema.
Dei um mau jeito nas costas.
Você tem um jeito muito difícil de agir.
Uma forma para se lembrar da forma correta da palavra “jeito” é escrevê-la numa folha sulfite com a letra “J” em destaque, de preferência com uma caneta colorida, e olhar para a palavra várias vezes ao dia durante alguns dias. Com o tempo, o cérebro assimila a forma correta e te traz a imagem da palavra ao escrevê-la, sendo assim, a possibilidade de erro será bem menor e as mensagens que nos dão vontade de comprar um dicionário para presentear alguém também.