Exercícios
Por: Marilia M.
26 de Março de 2018

Exercícios

Interpretação e análise sintática

Português Pré-Vestibular Ensino Fundamental Concursos Ensino Superior Reforço Escolar ENEM Profissional Acompanhamento Escolar Ensino Médio Aulas Particulares Adultos 2º Ano Exercícios 3º Ano Acompanhamento Pedagógico A Distância Analise sintática Revisão 1o Ano Gramática Básica Online Básico Ajuda Recuperação Análise morfológica Preparatório Regras gramaticais Melhorar a Gramática Sujeito Dúvida

O tesouro no quintal

Moacyr Scliar

Era uma família grande, a nossa: pai, mãe, cinco filhos. Grande e pobre. Papai, pedreiro, mal conseguia nos sustentar. Mamãe ajudava como podia, fazendo faxinas e costurando para fora, mas mesmo assim a vida era bastante difícil. Papai vivia bolando formas de reforçar nosso orçamento doméstico ou de, pelo menos, diminuir as despesas. Foi assim que lhe ocorreu a idéia da horta.

Morávamos numa minúscula casa de subúrbio, não longe de uma bela praia, que, contudo, raramente freqüentávamos: era lugar de ricos. Casa pobre, a nossa, sem nenhum conforto. Mas, por alguma razão, tinha um quintal bastante grande. Do qual, para dizer a verdade, não cuidávamos. O capim ali crescia viçoso e no meio dele jaziam, abandonados, pneus velhos, latas, pedaços de tijolos e telhas. Papai olhava para aquilo, pesaroso: parecia-lhe um desperdício de espaço e de terra. Um dia chamou os dois filhos mais velhos, meu irmão Pedro e eu próprio, e anunciou: vamos fazer uma horta neste quintal.

Proposta mais do que adequada. Nós quase não comíamos legumes e verduras, porque eram muito caros. Mas, se plantássemos ali tomate, alface, agrião, cenoura, teríamos uma fonte extra de alimento - e o mais importante, sem custo.

Sem custo, mas não sem trabalho. Para começar, teríamos de capinar aquilo tudo e revirar a terra para depois plantar e colher. Meu pai não hesitou: vocês dois, que são os mais velhos, vão fazer isso.

Não gostamos muito da determinação. Não éramos preguiçosos, mas preparar a terra para fazer uma horta não era bem o nosso sonho e representaria um grande esforço. Contudo, não tínhamos alternativa. Quando papai dava uma ordem, era para valer. E, no caso, ele tinha o decidido apoio da mamãe, que era de uma família de agricultores e gostava de plantar.

Quem prepararia a terra? Foi a pergunta que fiz ao Pedro, que, além de mais velho, era o líder entre os irmãos. Pergunta para a qual ele já tinha a resposta:

- Isso é coisa para o Antônio.

 

Antônio era o irmão do meio. Com 9 anos, era um menino quieto, sonhador. Mas não era muito do batente, de modo que fiquei em dúvida: como convencê-lo a fazer o trabalho?

- Deixa comigo - disse Pedro, que se considerava muito esperto. - Eu sei como convencer o cara.

E sabia mesmo. Porque Pedro era dono de uma lábia fantástica, argumentava como ninguém. Ah, sim, e sabia contar histórias - inventadas por ele, claro. Era com uma história que pretendia motivar o Antônio a capinar o pátio.

Eu estava junto, quando ele contou a tal história. Era uma boa história: segundo um famoso professor, séculos antes piratas franceses haviam andado pela nossa região, e ali haviam enterrado um tesouro. Expulsos pelos portugueses, nunca mais tinham retornado, de modo que a arca com jóias e moedas de ouro ainda estava no mesmo lugar, que podia ser o pátio de nossa casa.

- O tesouro será a nossa salvação - concluiu Pedro , entusiasmado.

Antônio estava impressionado. Se havia coisa em que acreditava, era em histórias. Aliás, estava sempre lendo - era o maior freqüentador da biblioteca do colégio.

- Quem sabe procuramos esse tesouro? - perguntou ele.

Era exatamente o que Pedro queria ouvir.

- Se você está disposto, eu lhe arranjo uma enxada...

Antônio mostrava-se mais do que disposto. No dia seguinte, um feriado, lá estava ele, enxada em punho, cavando a terra, diante do olhar admirado da família. Papai até perguntou o que tinha acontecido.

- Ele se ofereceu para fazer o trabalho - disse Pedro, dando de ombros.

Para encurtar a história: tesouro algum apareceu, mas, um mês depois, tínhamos uma horta no quintal. Antônio acabou descobrindo a trama de Pedro, mas não ficou zangado. Inspirado pelo acontecimento, escreveu uma história, com a qual ganhou um prêmio literário da prefeitura. Uma boa grana, que ele usou para comprar livros. Hoje é um conhecido jornalista e escritor. Acho que ele acabou, mesmo, encontrando o tesouro.

Fonte do texto: www.revistaescola.abril.com.br

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões

Orientações gerais:

- Resposta final à caneta preta ou azul.

- Caso haja rasura em questões de múltipla escolha, a mesma será desconsiderada.

- Não usar corretivo.

 

1-      Antônio é descrito como um grande leitor e há dois fatos que sustentam essa ideia apresentada pelo narrador. Quais são elas?

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2-      A história contada por Pedro a Antônio possui alguns elementos básicos de uma narrativa, como tempo, espaço, personagens e situação inicial. Defina qual é o tempo, o espaço, os personagens e a situação inicial na história que Pedro conta a Antônio.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

3-      A princípio, o narrador e Pedro acham que a ideia de fazer uma horta era muito boa, mas algo faz com que os garotos se incomodem com essa ideia. Por que os garotos se incomodam com a proposta do pai em fazer a horta?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4-      “Papai, pedreiro, mal conseguia nos sustentar.”

O substantivo pedreiro acrescenta uma informação ao substantivo papai. Pensando nas funções sintáticas (sujeito, objeto direto, adjunto adverbial etc.), qual é a função do termo pedreiro?

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5-      “No dia seguinte, um feriado, lá estava ele, enxada em punho, cavando a terra, diante do olhar admirado da família.”

A que função sintática corresponde a expressão “No dia seguinte”? Assinale a alternativa correta:

 

A-    Sujeito

B-    Predicativo do sujeito

C-    Adjunto adverbial

D-    Adjunto adnominal

E-     Complemento nominal

 

6-      Nos dois primeiros parágrafos do texto, o narrador nos fornece várias características sobre sua família e a casa onde moravam, de modo que possamos ter uma imagem mental dos personagens e do ambiente em que o texto se passará. Essas características são pertencentes a que tipo de texto? Assinale a alternativa correta.

 

A-    Argumentativo

B-    Descritivo

C-    Dissertativo

D-    Opinativo (de opinião)

 

7-      “Não éramos preguiçosos, mas preparar a terra para fazer uma horta não era bem o nosso sonho e representaria um grande esforço.”

 

Temos no trecho acima várias orações que estão interligadas e sabemos que há dois processos para ligarmos orações dentre de um período: a coordenação e a subordinação. Nesse período prevalece o processo de subordinação ou de coordenação? Justifique sua resposta.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8-      O título do conto é “O tesouro no quintal” e temos aqui duas possibilidades que justificam o título. Quais são os dois tesouros de que o conto fala?

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9-      Diferencie o objeto direto do objeto indireto. Crie orações para exemplificar cada tipo de objeto (ao menos um exemplo para cada tipo de objeto).

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10-  Podemos colocar os pronomes oblíquos átonos em diferentes posições com relação ao verbo: antes, no meio ou após a forma verbal. Como se chamam os casos de colocação pronominal? Qual é o caso mais comum e o menos comum? Qual caso revela um maior nível de refinamento na fala ou na escrita? Por quê?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

R$ 40 / h
Marilia M.
Santo André / SP
Marilia M.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português no 2º Ano Pontuação Sujeito
Graduação: Letras- Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (Fundação Santo André)
Mais de 15 anos de experiência lecionando aulas de Gramática, Redação, Literatura e Interpretação de Texto.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil