Gordice ou gordisse?

Português
Gordice ou gordisse?
Marilia M.
em 09 de Janeiro de 2020

Gordice ou gordisse?

 

            A forma correta do termo é gordice, com c. A palavra gordice ainda é um termo informal em Língua Portuguesa, sendo utilizada enquanto gíria, ou seja, é uma palavra não dicionarizada, mas de uso comum do falante de português, entretanto, por se tratar do campo da informalidade, devemos evitar a aplicação do vocábulo em situações de uso normativo da língua, como entrevistas, provas oficiais, registros documentais, entre outros usos.

            A palavra gordice faz referência a um alimento bastante saboroso, podendo ser doce ou salgado, porém com alto teor calórico, o que ajuda as pessoas a engordar, daí então a inspiração para o termo. Vamos a alguns exemplos com o substantivo recém-criado:

- Meu Deus! Não vou nem entrar nesta doceria. Aqui tem muita gordice.

- Estou louca para comer uma gordice hoje.

- Preciso fazer uma dieta. Comi muita gordice semana passada.

            Em certos contextos, é possível usar o vocábulo gordice de forma ofensiva, pejorativa, para indicar um comportamento inadequado de alguém acima do peso. Analise o exemplo:

- Além de ser gordo, você só faz gordice. Nunca consegue acertar uma (ou seja, gordice aqui foi usado como sinônimo de ações inadequadas de uma pessoa de peso elevado).

            Existem várias formas de criarmos novas palavras em Língua Portuguesa. Um dos processos mais utilizados para tal fim é o processo de derivação, que consiste em criamos outros termos a partir de um radical, de uma palavra base. É exatamente esse processo pelo qual a palavra gordice passa. Ela é formada a partir do adjetivo gordo com sufixo -ice, gerando assim gordice.

            O acréscimo do sufixo –ice para criarmos vocábulos inéditos é algo comum em nosso idioma, lembre, por exemplo das palavras criancice ( substantivo criança + sufixo ice), burrice (adjetivo burro + sufixo ice), chatice (adjetivo chato + sufixo ice), entre outras possibilidades.

1 hora ministrada
Santo André / SP
Graduação: Letras- Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (Fundação Santo André)
Português - Compreensão De Leituras Português - Orações coordenadas e subordinadas Português - Consultoria de Língua Portuguesa Análise Gramatical Análise Morfológica Conjugação Português - Aulas Particulares
Mais de 15 anos de experiência lecionando aulas de Gramática, Redação, Literatura e Interpretação de Texto.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marilia M. Whatsapp do professor Marilia M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil