
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Interesse ou enteresse?
Em nossa língua, podemos admitir enquanto versão correta apenas interesse, com i. Enteresse é absolutamente incorreto, sem nenhuma possibilidade de uso por um bom usuário da Língua Portuguesa.
O substantivo masculino interesse é empregado com o sentido de ter importância, ser digno de atenção por parte de alguém. Observe as formações com o vocábulo:
- Tenho muito interesse na vaga. Podemos agendar uma entrevista?
- Que pena! Ela não notou meu interesse por ela.
- Sempre tive interesse por arquitetura. Adoro assistir a vídeos sobre o assunto.
Interesse é oriundo da forma verbal interessar e tem sua etimologia no termo latino interestesse, mantendo sua grafia em i e ss até os dias de hoje, independentemente do tempo ou modo verbal. Abaixo, temos três sentenças em que se utilizou o verbo interessar em três tempos diferentes do modo indicativo: pretérito perfeito, presente e futuro do presente. Observe a escrita em i e ss em todos os casos.
- Ele não se interessou pela nossa proposta. Acabou selecionando outra empresa.
- Ela se interessa bastante pelo assunto. Provavelmente, vai adorar o filme.
- Eu não me interessarei jamais por pessoas que pensam de forma tão radical assim.
Como foi possível perceber, o verbo interessar está sempre acompanhado de um pronome oblíquo átono (se, me), isso acontece porque tal verbo é pronominal, ou seja, precisa de um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se) para expressar que ação é relativa a quem a pratica.
O adjetivo interessante, com o sentido de aquilo que apresenta interesse, e interesseiro, pessoa que mantém algum tipo de relação a fim de usufruir de certas vantagens,da mesma forma dos outros vocábulos, também deve apresentar i e ss em sua versão escrita. As próximas frases nos ajudarão a entender melhor a utilização:
- Ele é mesmo um interesseiro. Casou-se com a moça só por causa da herança da família.
- Achei o livro extremamente interessante. Espero que o filme tenha o mesmo nível.