Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
A forma correta do adjetivo é irrequieto, com e. Irriquieto é versão incorreta e não deve ser utilizada por aqueles que desejam expressar-se em bom português.
Irrequieto é a qualidade daquele que não consegue manter-se imóvel, desassossegado, agitado, que se caracteriza por ser extremamente ativo. Observe a aplicação em orações:
- As crianças atualmente são extremamente irrequietas, é difícil ter um momento de quietude.
- Meu primo, quando menor, era muito irrequieto, por isso minha mãe não gostava de suas visitas.
- Nunca tive alunos tão irrequietos quanto os que tenho neste ano.
- Crianças irrequietas frequentemente se machucam com mais facilidade.
O adjetivo irrequieto tem por origem o termo latino irrequietus, palavra que significa aquele que não tem descanso, que não para. Tal sentido permanece até hoje, assim como a grafia com e.
Podemos usar como sinônimos de irrequieto os adjetivos inquieto, agitado, impaciente, levado, buliçoso, traquina, travesso, turbulento. Seus antônimos podem ser sossegado, plácido, calmo, tranquilo, sereno, pacífico, entre outras possibilidades.
Por irrequieto ser escrito com e, todas as palavras cognatas, ou seja, palavras da mesma família, também seguirão o padrão de escrita em e. Dessa maneira, temos: irrequietação (substantivo feminino), irrequietude (substantivo feminino) e irrequietismo (substantivo masculino). Note os exemplos:
- A irrequietação tem sido característica comum da geração atual.
- O irrequietismo, quando em excesso, precisa ser acompanhado por profissional da saúde competente.
- É quase impossível lidar com a irrequietude das crianças dentro de uma escola.
A confusão entre irrequieto e irriquieto acontece por conta da forma como a maioria dos falantes de Língua Portuguesa pronuncia o termo. Frequentemente, pronunciamos as três primeiras sílabas (ir-re-qui-e-to) com som de i, desrespeitando a forma correta de se pronunciar a segunda sílaba (re), sendo assim, acabamos transportando o erro da fala para a versão escrita.