Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
Por favor ou porfavor?
Por favor, escrito de forma separada, é a alternativa única que o usuário da Língua Portuguesa tem para aplicar tal expressão. Porfavor, constituindo um termo unificado, sem separação, não existe em nossa língua e deve ser abolido do vocabulário do bom escritor em português.
Expressando um pedido gentil, em que se pede ajuda de outra pessoa ou se conta com a cordialidade dela, por favor costuma aparecer em frases interrogativas, no começo, meio ou fim delas, sempre dando um tom de requisição de cortesia. Veja os exemplos:
- Você pode me passar mais informações sobre o pacote de planos, por favor?
- Aqueles que tiverem interesse em saber mais sobre a vaga podem, por favor, acompanhar-me?
- Você pode me fazer uma gentileza, por favor?
É possível que a expressão por favor apareça em orações de caráter imperativo, afirmativo ou negativo, ou seja, aquelas que dão um tom de ordem ou forte sugestão, que não deve ser desprezada. Nesses casos, por favor ajuda a amenizar o peso trazido pela estrutura do modo imperativo. Analise as sentenças na sequência:
- Por favor, preencham todos os dados necessários na ficha de inscrição.
- Façam, por favor, uma fila única e organizada por ordem de chegada.
- Não mande mensagens após o horário de atendimento, por favor.
Formada pela preposição por e pelo substantivo masculino favor, por favor constitui-se como locução adverbial. Locuções adverbiais são termos em que duas ou mais palavras (independentemente da classe morfológica) se juntam a fim de formar uma expressão com sentido único e com função de advérbio, que é a de fornecer detalhes como modo, tempo, lugar, instrumento, entre outras a um verbo (principalmente), adjetivo ou outro advérbio.
Temos em nossa língua a alternativa de trocarmos a locução por favor por outras de caráter sinonímico, como por gentileza, por obséquio ou simplesmente utilizar favor, sem acrescentar por.