Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
Quórum, quorum, corum ou córum?
Quórum e quorum são as duas versões aceitas enquanto formas corretas, já corum e córum, grafadas com c, são versões que não existem e por isso não devem ser aplicadas.
Quórum é o termo em Língua Portuguesa que expressa quantidade mínima de pessoas para um evento, quer seja ele uma reunião, palestra, apresentação, votação etc., aconteça. É substantivo masculino bastante utilizado em atas de reunião e comunicações formais. Analise o uso nos exemplos abaixo:
- A reunião precisou ser cancelada porque não havia quórum suficiente para a assinatura dos novos contratos.
- Precisamos de quórum de pelo menos 20 acionistas para que as novas regras sejam aceitas.
- Sem quórum adequado, não nos daremos ao trabalho de continuar o ciclo de palestras.
- Todas as pendências serão resolvidas hoje à tarde, havendo quórum mínimo.
É possível admitirmos como sinônimos de quórum as palavras público, pessoal, audiência, representação, entre outras alternativas.
Quorum é o vocábulo latino original a partir do qual surgiu o substantivo quórum. O sentido das duas palavras mantém-se o mesmo em ambas as línguas.
Caso o usuário da Língua Portuguesa opte por aplicar o termo latino, é importante sempre marcar o estrangeirismo (palavra importada de outra língua em nosso vocabulário) por meio do uso das aspas, na escrita à mão, e do uso do itálico, na digitação. Note:
- Não pudemos finalizar a compra do novo terreno da empresa hoje pois não havia quorum de diretores presente.
Na versão aportuguesada, quórum recebe acento agudo seguindo a regra ortográfica que exige que toda palavra paroxítona (com a penúltima silaba tônica- mais forte, lembrando que a contagem é da última sílaba para a primeira) terminada por –em e –um deve receber acento gráfico.
Outros exemplos de palavras que seguem a mesma regra estabelecida para quórum são álbum, fórum, pódium.