
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Se eu ver ou se eu vir?
Entre as duas opções, a única considerada correta e aceita pela gramática da Língua Portuguesa é se eu vir. A alternativa se eu ver, ainda que muito utilizada na modalidade oral, está incorreta e não deve ser aplicada em situações formais de uso da língua, como avaliações de vestibulares, concursos ou em tarefas voltadas ao campo profissional.
Se eu vir é expressão que faz referência ao verbo ver conjugado na primeira pessoa do singular do tempo do futuro do modo subjuntivo. Aplicamos o modo subjuntivo quando o contexto permitir apontar uma possibilidade, uma hipótese, algo incerto no passado, presente ou futuro, opostamente ao modo indicativo, que engloba a ideia de fatos concretos, definidos, também nos três tempos básicos do passado (utilizado com o nome de pretérito nas conjugações verbais), presente e futuro.
Abaixo, para maior compreensão, temos a conjugação completa do verbo ver no futuro do subjuntivo:
(Se) eu vir
(Se) tu vires
(Se) ele vir
(Se) nós virmos
(Se) vós virdes
(Se) eles virem
Note nas frases abaixo que em todas as situações haverá um contexto de possibilidade, incerteza.
- Se eles virem toda a confusão que você fez nos arquivos, teremos sérios problemas.
- Se eu vir que todos os alunos cumpriram com suas obrigações, liberarei o passeio, caso contrário, não.
- Se nós virmos que a casa está perfeitamente em ordem, faremos a contratação da nova funcionária.
- Se ela vir que você não anexou o documento necessário, com certeza, assinará sua demissão hoje mesmo.
É muito importante termos cuidado para não confundirmos a forma se eu vir com o verbo vir. O verbo vir, conjugado na primeira pessoa do singular do futuro do subjuntivo, tem o formato de vier (se eu vier).
- Se eu vier novamente a esta linda cidade, não vou mais querer ir embora.