
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Sub-rogar, subrogar ou subrrogar?
Diante das regras estabelecidas pelo último acordo ortográfico da Língua Portuguesa, considera-se forma correta apenas sub-rogar, com os termos separados por meio de processo de hifenização. Subrogar e subrrogar são grafias incorretas.
O verbo sub-rogar traz por sentido substituir, colocar em lugar de, assumir o lugar de outra pessoa numa determinada posição ou função. Aceita enquanto sinônimos os verbos substituir, trocar, mudar, entre outras possibilidades.
Na sequência, temos algumas orações com o uso da forma verbal sub-rogar.
- A direção foi rapidamente sub-rogada após a grande desistência dos alunos.
- Não é pertinente sub-rogarmos coordenadores no meio do trimestre.
- O coordenador sub-rogará o diretor escolar durante o período de férias.
Em qualquer tempo, pessoa ou modo verbal, sub-rogar será sempre grafado de forma separada. Note as conjugações em três diferentes tempos:
- Eu sub-roguei a presidente do departamento enquanto ela estava em período de licença maternidade.
- Eu sub-rogo a presidente do departamento enquanto ela está em período de licença maternidade.
- Eu sub-rogarei a presidente do departamento enquanto ela estará em período de licença maternidade.
Sub-rogar é forma verbal originada no latim subrogare e formada a partir do acréscimo do prefixo sub- ao verbo rogar, alterando assim seu significado original. As normas do novo acordo determinam que caso o segundo termo pós prefixo sub- iniciar-se por r, b ou h, deve haver processo de hifenização.
No caso específico da consoante r, a separação por hífen faz-se necessária para que não haja a junção do som da consoante b com a consoante r, formando assim pronúncia incorreta.
Abaixo, temos algumas orações que contarão com palavras iniciadas pelo prefixo sub- e que passaram pelo processo de separação por hífen.
- Há uma grande luta para que nenhum povo seja considerado como sub-raça atualmente.
- Ser desonesto é uma atitude no mínimo sub-humana.
Perdoe-me a opinião, entretanto, a expressão "sub-rogar" afronta a Base XVI do VOLP - "Do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação" cujo nº 1o) "Nas formações com prefixos" estabelece que só se emprega o hífen nos seguintes casos: (elenca todos eles)...
O PREFIXO SUB está tratado nesse nº 1 e o VOLP não admite hífen.