A lata e a derivada!
Por: Diogo S.
02 de Outubro de 2017

A lata e a derivada!

Matemática EM Raciocínio Lógico Áreas Divisão Razão Faculdade ESSA Cálculo Numérico Derivadas Avançado

Durante a época da faculdade onde tive meu primeiro contato com o dito "calculo numérico", na minha turma conheci uma pessoa que trabalhava em uma fabrica de lata, e por curiosidade eu aprendi com ele todas as etapas até o produto final. Enfim, nesta inspiração e nas aplicações de derivadas.

Tudo começa com uma grande chapa de aço que é cortada e depois dobrada de acordo com cada formato, para latas maiores a chapa é dividida em cortes quadrados e para latas menores as chapas são cortados em hexágonos. Esta divisão é feita afim de melhor aproveitamento da matéria prima com o mínimo desperdício, e o melhor de tudo é que esse cálculo é realizado através da derivação da razão da altura e do raio.

Mas o que eu gosto de ressaltar em toda esta história, é que a mesma pessoa que despertou o meu interesse em toda a história da fabricação da lata, se perguntava aonde iria utilizar as derivadas na sua vida.

Novamente eu volto no mesmo tema de que a falta de exemplos práticos desmotivam os alunos justamente neste sentido de que nunca irão utilizar a matéria apresentada, porém a grande sacada é descobrir a origem dos processos otimizados que utilizamos no dia a dia e não cria-los novamente do zero, esse é o sentido de aprendemos certas áreas da matemática, isso auxilia no raciocínio lógico do aluno e ele poderá utilizar essa expertise durante o seu cotidiano!

Só para finalizar a relação entre altura e diâmetro das latas variam entre 2 e 3,88 aproximadamente, isso é determinado para economia de material, por exemplo se a lata é redonda e a chapa foi cortada em um formato quadrado, as bordas são utilizadas nas dobras do produto.

R$ 50 / h
Diogo S.
Carapicuíba / SP
Diogo S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Enem Matemática para Ensino Superior Reforço Escolar de Matemática
Graduação: Licenciatura em Matemáica (Anhaguera)
Faça aulas de Matemática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil