Quando me contatam para aulas particulares, antes de iniciar qualquer aulas, discutimos sobre as dúvidas, matérias, horários, provas mas uma coisa que nunca é colocada em pauta é, por quanto tempo as aulas continuarão.
Estar com dúvida ou dificuldade, ou como acontece na maioria dos casos, busca ajuda para seus filhos, as vezes pode ser desesperador, se encontrar em uma sala de aula é normal se ver em meio a dúvidas, principalmente com assuntos novos, e quando procuramos ajuda com aulas particulares mas há um limite entre a ajuda e a dependência. Mas a grande questão é, como descobrir se você está chegando neste limite ou esta se tornando dependente ?
Em particular, defendo que é dever do professor particular não criar esta dependência, porém o processo não é simplesmente se prontificar a não criar uma sujeição com o aluno, e sim criar uma estratégia própria adequada a cada de acordo com cada matéria.
Eu como professor de matemática, utilizo um método que parte desde o aluno assistir a resolução de exercícios até ele se sentir completamente apto a resolver sozinho, claro que o processo é muito variado e cada um pode começar em estágios diferentes. Em contrapartida, não é a única técnica existente, há diversas outras técnicas e muitas outras que podem ser desenvolvidas.
Para terminar, eu deixo aqui a experiência e o conselho de que, apesar de se ter diversas técnicas e tudo o que for aplicado sem ter boas referência e claro bons contatos fora de seu contexto para indicar quando necessário, pois muitas vezes a necessidade do aluno ultrapassa a matéria lecionada.