Motivação para estudar ou curiosidade para se interessar
Por: Diogo S.
26 de Setembro de 2017

Motivação para estudar ou curiosidade para se interessar

Matemática EM Geometria História da Matemática Áreas ESSA

Quando vou começar uma aula para um aluno novo ou iniciar um novo tema, procuro sempre alguma curiosidade para despertar algo há mais e não somente tentar explicar a matéria que ele tem que aprender para passar na prova.

Pessoalmente gosto de utilizar a história da matemática para poder incentivar essa faísca de conhecimento e também é ótima para explicar as origens e os problemas que os povos antigos enfrentavam para criar o que conhecemos hoje em matemática.

Entretanto, quando surge uma ou outra situação que eu posso encaixar fora deste contexto, não perco a oportunidade de citá-la, e vou fazê-la a seguir.

Em meados de 430 a.c a cidade de Atenas na Grécia passava por uma peste que através de estudos foram identificados como traços de febre tifóide. O fato é que dentre este caos de doenças conta-se uma lenda na qual foram até o templo de Apolo em Delos pedindo ajuda, então o deus do Sol pediu para que dobrassem a área do cúbito no qual foi construído seu templo, porém quando os helenos foram modificar a construção, somente aumentaram metade do valor do quadrado para cada lado, sendo assim a vontade de Apolo não foi feita e a peste continuou.

Gosto deste exemplo, pois mesmo que o aluno não venha a trabalhar com construções, é ótimo para iniciar temas em geometria e também explicar que duplicar áreas não são tão simples como parece, é uma ótima saída para descontrair o que as vezes pode ser um assunto de não tem tanto interesse.

R$ 50 / h
Diogo S.
Carapicuíba / SP
Diogo S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Superior Matemática para Enem
Graduação: Licenciatura em Matemáica (Anhaguera)
Faça aulas de Matemática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil