Compreensões de estudantes do ensino médio
Por: Milena B.
26 de Setembro de 2021

Compreensões de estudantes do ensino médio

Compreensões de estudantes do ensino médio e proposta de atividade de aprendizagem sobre características dos seres vivos

Biologia Biologia para o ensino médio

    Inconsistências conceituais em conteúdos biológicos entre estudantes do ensino superior, resultados das últimas avaliações do PISA e dados sobre letramento cientifico evidenciam dificuldades em interpretar informações cientificas. O presente estudo buscou realizar uma proposta de atividade de aprendizagem com estudantes de ensino médio sobre características dos seres vivos. A proposta foi desenvolvida durante a aula de Biologia no terceiro bimestre de 2017 com quatro turmas de alunos, três delas do 1º e uma do 2º ano de ensino médio com 135 alunos em uma escola da rede pública de educação situada em Santo André, no Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, Brasil. Grande parte das questões foi respondida corretamente pela maioria dos estudantes, porém incompreensões conceituais foram observadas, destacandose questionamentos sobre o significado de metabolismo, estímulos, organização celular e material genético. Composição química, crescimento e movimento dos seres vivos poderiam ter sido abordadas na atividadeproposta e o número de participantes (n) daproposta de atividade poderia ter sido maior.Não houveram diferenças significativas entre as turmas de estudantes na proposta de atividade.
Os resultados convergem com os dadosencontrados sobre dificuldades em conteúdos biológicos, que demonstram a importância de propostas de avaliação de conhecimentos, atividades de aprendizagem com pesquisas e experimentos, testes e questionários que utilizem ferramentas matemáticas e estatísticas que auxiliem o futuro professor de biologia a adquirir e dominar conceitos, fenômenos e conteúdos importantes que serão ensinados. E que possam contribuir na compreensão do estudante da ampla gama de conteúdos biológicos necessários a sua
aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade de aprendizagem,
estudantes, planejamento didático, seres vivos,
conteúdos biológicos.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil