GESTÃO DE PROJETOS
em 13 de Setembro de 2022
Atualmente vivemos um momento chamado de "A Era do Conhecimento", caracterizada pelo volume e acúmulo de informações geradas por várias fontes como: jornais, revistas, rádio, TV, internet, e-mails e redes sociais.
Nesse contexto, surge o paradigma de que "Conhecimento é igual a Competência".
Mas, por quê profissionais com grande bagagem de conhecimento não demonstram competência na produção de resultados eficientes em suas áreas de atuação?
Para entender o que significa competência vamos recorrer a metodologia CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude).
1. CONHECIMENTO
É o conjunto de informações que o indivíduo apreende das mais variadas fontes, das experiências, da aprendizagem e do conjunto de crenças e valores adquiridos através de sua trajetória de vida.
2. HABILIDADE
É a capacidade do indivíduo em transformar toda a bagagem de conhecimento adquirida em comportamentos práticos que produzam resultados satisfatórios e mensuráveis.
3. ATITUDE
É o movimento (ação) para buscar a solução de uma situação de forma autônoma e eficiente. Caracteriza a vontade de querer fazer.
Portanto, podemos definir competência como a aquisição de um conjuntos de conhecimentos que transformados em habilidades específicas, permitem através de uma atitude pró-ativa gerar resultados eficientes e satisfatórios em relação à um objetivo.
Dessa maneira, o conceito de competência abrange tanto atributos teóricos como comportamentais, sempre observáveis e mensuráveis em relação a situações ou objetivos específicos.
O entendimento claro sobre competência é muito importante na Gestão de Pessoas para não produzir distorções no processo de avaliação de resultados e ações de meritocracia.
Um forte abraço,
Moa