GESTÃO DE PROJETOS
Por: Moacyr M.
13 de Setembro de 2022

GESTÃO DE PROJETOS

Ferramentas para aumentar sua produtividade

Informática Geral Software Tecnologia da Informação MS Project

Segundo o Guia de Projeto e Gestão do Conhecimento (PMBOOK Guide), o gerenciamento de projeto é a aplicação e administração de conhecimentos, habilidades e técnicas nas atividades de um projeto visando atender aos objetivos propostos.

Atualmente, com a evolução tecnológica e a alta competitividade do mercado, uma empresa para estar a frente dos seus concorrentes necessita conduzir seus projetos com eficiência e máxima redução de custos e riscos.

Não é mais "romântico" gerenciar projetos manualmente usando notas adesivas (post it), quadros brancos, blocos de anotações, com o risco da perda de controle e eficiência.

Segundo pesquisa realizada pela HIVE, uma plataforma web de gestão de projetos, 77% dos projetos geridos com alto desempenho utilizam algum tipo de software de gerenciamento. Além disso, empresas que adotam práticas comprovadas e homologadas de gestão de projetos, reduzem 28 vezes seus custos.

Por isso, vou da 4 dicas de ferramentas para gestão de projetos, com opções de uso gratuito ou de teste por determinado período.

1. BITRIX 24
Lançada em 2012, é utilizada em mais de 6 milhões de empresas, inclusive startups e pequenos negócios. Seu conjunto de ferramentas é adequado para gestão de projetos incluindo gráfico de Gantt, quadro Kanban, linha do tempo, calendários, bate papos, gerenciamento de documentos, automação de tarefas dentre outros recursos. Possui um plano de uso gratuito.

2. WRIKE
Ferramenta de gestão sólida e testada para aumentar a produtividade de projetos. É adequada para equipes com mais de 20 colaboradores. Oferece integração com aplicações como GSuite, Adobe, Microsoft One Drive, MS Office Sales Force, GitHub entre outras. É utilizada por empresas como Mars, L'Oreal, Hootsuite e várias pelo mundo. Possui uma versão gratuita para até 5 usuários.

3. BASECAMP
É um dos softwares de gerenciamento de projetos mais antigos no mercado, com uma reputação de mais de 10 anos de uso. Possui recursos de armazenamento de documentos, agendas, bate papo, relatórios, encaminhamento de emails entre outros. Possui uma versão gratuita (Personal) com até 1Gb de capacidade para armazenamento.

4. MONDAY
É uma plataforma web para gestão de projetos e colaboração, com recursos de automação de tarefas e painéis de controle. Possui integração com aplicações como Google Drive, MailChimp dentre outras. Entre seus recursos estão linha do tempo, calendário, tarefas, gráficos e outras. Não possui versão gratuita, apenas para teste com tempo limitado.

A gestão eficiente é que vai determinar a qualidade e a eficiência de um projeto, e escolher a ferramenta adequada faz parte desse contexto.

Espero ter contribuído com as dicas acima.

Um forte abraço,
Moa
#gestao #gestaodeprojetos

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil