CONHECIMENTO X COMPETÊNCIA
em 14 de Setembro de 2022
Desde os primórdios da humanidade, o homem busca desvendar sua origem e o seu papel nessa jornada da vida.
Diversas culturas criaram os seus próprios caminhos para entender qual o plano da espiritualidade para a humanidade.
Antes de tudo, vamos deixar claro que espiritualidade não tem relação com religiosidade. A espiritualidade visa a evolução e o crescimento interior do ser humano sem dogmas, regras ou doutrinação, respeitando o livre arbítrio de cada pessoa.
O TRIPÉ DA ESTRUTURA HUMANA
Formando hoje um tripé com os conceitos de Quociente de Inteligência (QI) e Inteligência Emocional (QE), a Inteligência Espiritual (QS) vem definir a base para a evolução do ser humano no planeta Terra.
Chamada também de "Ciência da Alma", a Inteligência Espiritual tem como ponto central dar sentido, significado, ou melhor dizendo, propósito as nossas atitudes e comportamentos visando integrar os modelos de inteligências de maneira sinérgica.
Assim, podemos afirmar que a Inteligência Espiritual (QS) é o fiel da balança entre a razão (QI) e a emoção (QE) que demonstramos ao mundo, baseadas em nossas crenças e valores internos.
"Quem tem porque viver pode suportar quase qualquer como" - ( Nietzche )
O PONTO DE DEUS
Em seu livro "QS - Inteligência Espiritual", a filósofa e física americana Danah Zohar, demonstra através dos seus estudos que o desenvolvimento da QS amplia a percepção das pessoas, ativa a intuição e torna as pessoas mais criativas.
O "Ponto de Deus" é a área que desenvolve a energia do perdão, da sensibilidade, da compaixão, da criatividade, fazendo o indivíduo agir de forma mais assertiva diante das experiências da vida. Existem pessoas que não acreditam em "Deus", porém, podem possuir um alto grau de Inteligência Espiritual por desejarem encontrar um propósito para sua vida nesse mundo.
Características da Inteligência Espiritual:
► Estimula o autoconhecimento profundo.
► Autoresponsabilidade pela vida.
► Agir conforme os valores internos.
► Capacidade de encarar desafios e adversidades.
► Equilíbrio interior.
► Pensamento holístico (todo).
► Aceita a diversidade humana.
► Possuir independência.
► Questionar o "por quê?" das coisas.
► Possuir resiliência.
► Ouvir a voz interior (intuição).
► Ter empatia.
Você tem Inteligência Espiritual?
Deixa nos comentários.
Um forte abraço
Moa