a diferença entre o Árabe 3amya e Árabe padrão.
Por: Mohamed E.
22 de Julho de 2019

a diferença entre o Árabe 3amya e Árabe padrão.

Áprenda Árabe sem sair de casa

Árabe Árabe Clássico Avançado Básico Profissional Alfabetização Leitura Curso Superior Vestibular Conversação Concurso Público Gramática


A DIFERENÇA ENTRE ÁRABE FOS7A (CLÁSSICO) E ÁRABE 3AMYA (COLOQUIAL)

Olá, pessoal!!

Nossa aula de hoje será bem especial e diferente!  Você aprenderá muita coisa e vou tirar dúvidas muito comuns que sempre chegam. Vou respondê-las através dessa aula. 

Podemos considerar a língua árabe como se fossem dois idiomas:  fos7a e 3amya

Fos7a significa árabe clássico, formal, padrão, enquanto 3amya significa árabe coloquial usado em todo país ou em países diferentes.  E ai, você pode me perguntar: "Mas, professor, qual árabe devo aprender?"

A resposta é simples: depende de você e para qual finalidade você quer aprender. Morar em algum país árabe? Por que você é muçulmano? Por que você gosta da cultura árabe? Por causa de trabalho? Gosta de aprender novos idiomas? Turismo? 

Pessoalmente acho que o ideal é que você aprenda primeiro o árabe 3amya (coloquial). Esse é o árabe falado na prática, no dia a dia, na rua. Depois, então, quando você acabar o coloquial, estiver avançado (a), fluente, aí sim, você pode fazer o árabe fos7a (clássico) que por sinal, é mais difícil.

Nos meus cursos ensino o árabe coloquial egípcio. Quando terminar todos os níveis do coloquial, darei o curso de árabe clássico. Como sempre falo, precisamos seguir a natureza; não aprendi o fos7a antes do 3amya. Não cresci ouvindo minha família falando em árabe fos7a, mas sim, o árabe 3amya. Depois que fui para a escola, aí comecei a aprender o árabe padrão e fiquei aprendendo durante todo o colégio e até na faculdade. O aprendizado de árabe não tem fim, mas tudo depende do seu objetivo, é claro.

Nesse sentido, aproveito para chamar a atenção de vocês para algo muito importante: é impossível aprender árabe sozinho, pela internet!! Você não pode assistir aos  meus vídeos ou de outros professores achando que isso basta para aprender árabe. Nem o básico você aprenderá. No máximo vai aprender algumas palavras, expressões, frases soltas.  Se você realmente quer aprender, tem que fazer um curso.

Tenha em mente que você aprenderá dois idiomas. Primeiro o coloquial, mais fácil e depois o padrão, mais difícil. Como mencionei acima, 3amya é a língua informal, são sotaques (egípcio, libanês, marroquino, sírio, tunisiano, etc). Apesar dos diferentes sotaques, um libanês, por exemplo, entende perfeitamente um sotaque egípcio. Nós árabes, nos entendemos, assim como você entende um português falando.

Você deve preferir o sotaque egípcio para conseguir se comunicar em todos os países árabes. Eu sempre repito isso porque o árabe egípcio é o mais comum e mais usado no mundo árabe.

O árabe fos7a, é árabe formal  de livros, jornais, televisão, é o árabe do Alcorão. Mas você não vai falar desse jeito com as pessoas. Os árabes criaram o 3amya justamente para facilitar.

Qual a diferença entre os dois "idiomas"?

Vou destacar três diferenças que você precisa saber: pronúncia, gramática e vocabulário

Na pronúncia existem coisas completamente diferentes, existem letras que nem são pronunciadas em árabe coloquial. 

A gramática tem uma enorme diferença. A gramática do árabe 3amya é bem mais fácil para nós, já a do árabe fos7a é muito muito difícil. Temos acentos em todas as letras e o significado da palavra muda de acordo com os acentos. Sem dúvida, a gramática árabe é a mais difícil no mundo. Tem diferença nos pronomes, nas conjugações. 

Por fim, o vocabulário: árabe fos7a tem mais de 5 milhões de palavras, é um idioma muito "cheio", por exemplo, só para a palavra" igreja" tem  80 significados, "leão" , 25 palavras. No  árabe3 amya usamos as palavras mais usadas e mais fáceis do fos7a. 

Por hoje é só, pessoal! Espero que essa aula tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas!

Qualquer dúvida entrem em contato conosco! 

Até a próxima!

R$ 70 / h
Mohamed E.
São Paulo / SP
Mohamed E.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Árabe Profissional Conversação em Árabe Árabe - Gramática
Professor bilingue de (Árabe, Inglês e português para estrangeiros (para quem fala Árabe e Inglês)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil