DE OLHO NA HISTORIA DO MUNDO
Por: Nelcimar C.
01 de Março de 2018

DE OLHO NA HISTORIA DO MUNDO

Medida de tempo- Calendário Cristão

História História Geral ENEM Reforço Escolar Vestibular Ensino Médio Infantil
Salve, salve alunos, eu sou Nelcimar Cardoso, seu professor particular e hoje vamos falar sobre o calendário cristão.

Os povos cristãos têm como marco básico da contagem do tempo o nascimento de Cristo.
Em 532, um monge, Dionísio, o Pequeno (...), constatando a importância dos cristãos quanto a entenderem-se sobre a data da criação do mundo, propôs que se iniciasse a era cristã com o nascimento de Cristo, que ele situava no ano 753 de Roma. A sua proposta foi adotada por toda a cristandade e hoje a era cristã é a mais usada no mundo.
Segundo o calendário cristão, as datas anteriores ao nascimento de Cristo recebem a abreviatura a.C (antes de Cristo) e as datas posteriores podem vir acompanhadas ou não da abreviatura d.C (depois de Cristo).
No calendário cristão, o ano fixado para o nascimento de Cristo foi considerado o ano 1 da era cristã e não o ano zero; possivelmente porque o conceito do zero ainda era pouco difundido na Europa Ocidental.
No século XVI, o papa Gregório XIII convocou uma comissão de astrônomos que promoveu ajustes no calendário cristão. O resultado ficou conhecido como reforma gregoriana, dando origem ao calendário que ainda hoje usamos. A reforma gregoriana foi posta em prática em 1582.

Papa Gregório XIII

Como  outros calendários, o calendário cristão organiza o tempo em dias, semanas, meses e anos. Os períodos maiores podem ser agrupados de dez em dez anos (décadas), de cem em cem anos (séculos), de mil em mil anos (milênio).
O século é uma unidade de tempo muito utilizada nos estudos de História. Costuma-se indicar os séculos por algarismos romanos, uma tradição que vem da Roma Antiga.
Um modo fácil de saber a que século pertence determinado ano é só somar 1 ao numero de centenas do ano. Por exemplo: no ano de 1997, o número de centenas é 19. Temos então:
1997 -> 19+1 = 20 ou seja o século XX
Assim, 1997 pertence ao século XX.
No entanto, quando um ano termina em 00, como 2000, por exemplo, temos uma exceção à regra anterior. Nesse caso, o numero de centenas indica o século. Veja:
2000 -> 20 centenas = século XX.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil