O PRINCIPIO
Foto de Nelcimar C.
Por: Nelcimar C.
01 de Março de 2018

O PRINCIPIO

Investigando nossas origens - Evolucionismo

História Geral Ensino Médio ENEM

Salve, salve alunos, eu sou Nelcimar Cardoso seu professor particular, e hoje vamos falar um pouco sobre uma das vertentes que trata das nossas origens. Atenção, material meramente informativo, não tendo a intensão de ferir crenças ou ideologia de terceiros.

O Evolucionismo

Com o grande avanço das investigações cientificas e a consolidação de uma racionalidade laica ( não religiosa), uma nova teoria alcançou a consistência necessária para abalar a hegemonia criacionista, o evolucionismo.

Em 1859, após anos de observações e estudos da natureza, o cientista inglês Charles Darwin (1809-1882) publicou o livro A origem das espécies. Nele, propôs a teoria segundo a qual os seres vivos evoluíram a partir de um ancestral comum. E o mecanismo biológico pelo qual as espécies mudaram, evoluíram e se diferenciaram estaria baseado numa seleção natural. Essa proposta foi chamada de teoria da evolucionista ou evolucionismo.

Darwin havia observado que, em qualquer espécie, os indivíduos não são exatamente iguais e, por isso, uns se adaptam melhor que outros a um determinado ambiente, multiplicando a sua base genética. Assim, os mais adaptados em cada ambiente tem maiores chances de sobreviver e deixar descendentes, o que explica a evolução e diversidade das espécies.

O que nos interessa destacar aqui é uma das implicações da teoria da teoria evolucionista: a ideia de que o homem descende de algum animal semelhante ao macaco, e não é produto de uma criação especial, como propõe o cristianismo.

Nas sociedades cristãs do século XIX, a teoria evolucionista provocou forte impacto. Darwin foi duramente criticado por religiosos e cientistas cristãos, que não aceitavam a hipótese de os seres humanos terem “parentesco” com outras criaturas animais. Muitas pessoas até hoje se assustam com essas ideias.

Parte do problema deve-se a uma interpretação equivocada da teoria evolucionista, pois os cientistas que a defendem nunca afirmaram que descendemos dos macacos. Sua hipótese é que, em algum momento da evolução das espécies, as linhagens de humanos e demais primatas (chimpanzés, gorilas, etc.) compartilharam um ancestral comum, e os descendentes desse ancestral comum teriam evoluído por caminhos diferentes.

No entanto, não se deve pensar num caminho simples e direto, ao longo do qual nossos ancestrais progrediram, em linha reta, em direção aos seres humanos atuais. A situação assemelha-se mais a um palco, no qual vários atores viveram um drama longo e completo.

 

Nelcimar C.
Nelcimar C.
Manaus / AM
Responde em 20 h e 57 min
1ª hora grátis
5,0
nota média
9
avaliações
R$ 50
por hora
MBA: Gestão de Projetos (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
Descomplique engenharia, matemática e física! Sou nelcimar cardoso, engenheiro civil, e te ajudo a entender o que parece difícil. Vem aprender!

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto