Comprar um novo teclado
Por: Pablo G.
20 de Outubro de 2020

Comprar um novo teclado

Questões importantes a se considerar ao adquirir um novo instrumento

Teclado Comprar teclado Iniciante Teclado primeiro teclado compra instrumento comprar piano digital Principiante Iniciante Leigos

 Existem diversas duvidas antes de comprar um teclado. Sao instrumentos que mesmo de entrada tem valores mais elevados do que violoes para iniciantes, por exmplo. Temos em nossa cabeça, sempre os teclados “top” de linha, entretanto, será que eles atenderão nossas necessidades? Será que existe uma opção de mais acessivel para nos atender? 
 Você precisa analisar em quais situações o perfil de seu trabalho se enquadra: Se você toca diversas vezes por semana em diferentes locais, ou se você usa, na maioria do tempo, seu teclado em estúdio e até mesmo se você utiliza o teclado em uma substituição ao piano, ou ainda utiliza também outros timbres “synths”, “pads”, “sweeps”, “monos” com freqüência. 

Teclados requerem espaços relativamente grandes para transporte e também para guardá-los. Estes são fatores para serem levados em consideração. 

Então vamos lá, feito a avaliação, aí vão as dicas: 

1. Se você toca freqüentemente e em diversos lugares diferentes, escolha equipamentos mais leves, com menos “fios” (simplesmente o cabo de AC, pedal, e cabo de sinal de áudio ) – evite módulos, cabos midi, fontes, adaptadores, estantes triplas, duplas – use a boa e velha estante “X”. Você precisa de agilidade para montar e desmontar. Elimine ao máximo o trabalho da montagem e os riscos de mau funcionamento ( quanto mais fios e mais fontes, você terá mais riscos de alguma coisa parar de funcionar e você ficar “na mão” ). Não esqueça de nunca sair sem um bom hard case. 

2. Se sua proposta é trabalhar em estúdio, com produção musical e você tende a sempre estar em diversos estúdios, invista em módulos. Sempre têm melhores timbres, são obviamente menores (aqui também o fator tamanho é importante, pois estúdios bem pequenos não irão caber o seu Yamaha KX-88!). Você não perderá qualidade de timbre em nenhum aspecto, entretanto, tenha um teclado do tipo controlador midi em casa. Fique tranqüilo, ele é bem mais barato, pois não possui memórias de armazenamento de timbres ou chips muito caros. E tem mais, você pode comprar um usado e mais antigo sem se preocupar com a sua desatualização. Afinal de contas, teclados controladores midi quase sempre não têm timbres, então, o que irá se desatualizar ? Ao voltar do estúdio, acople seu módulo novamente na sua estação de trabalho ( O que não será difícil ) e continue seus trabalhos. 

3. Se você precisa utilizar o teclado em substituição ao piano, tem necessidade de um equipamento com a quantidade e peso de teclas como o piano e não necessitará de muitos timbres, o mais recomendável é você adquirir os pianos digitais. Por suas dimensões, o transporte fica prejudicado, mas tendo condições de se locomover com o equipamento, você terá um piano em qualquer lugar que estiver. E ainda sim, se você costumeiramente se apresenta em locais pequenos sem um som muito bom, escolha os pianos que têm caixas acústicas embutidas. Não é nada parecido a um sistema BOSE, mas pode-se utilizar com tranqüilidade, sem degradação dos timbres. 

4. Caso você tenha condições de adquirir equipamentos “top” de linha, utilize aqueles que praticamente agregam todas essas condições acima descritas. Equipamentos que são práticos para se utilizar no palco, com quantidade de teclas e peso parecidas com piano e que possam ser utilizados no estúdio, com alto desempenho para edição, gravação – assim com os módulos são. Tendo condição financeira, o céu é o limite !!! 

R$ 45 / h
Pablo G.
Juiz de Fora / MG
Pablo G.
5,0 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Teclado - Tecladista Harmonia no Teclado Teclado - adultos
Curso Livre: Mixagem e Masterização (Nando Costa - Air Sculping)
Tecladista, produtor musical e educador. aprenda no conforto da sua casa com metodologia prática e objetiva.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil