Harmonia
Por: Pablo G.
19 de Outubro de 2020

Harmonia

Definição detalhada

Teclado Práticas de Teclado Geral Iniciante Aulas Teóricas Musicalização Harmonia harmonia musica Teoria Musical Conceitos

A harmonia é o efeito vertical. Isso se dá porque a harmonia tem uma estrutura vertical quando se verifica duas ou mais notas tocadas simultaneamente, pois estas notas tocadas ao mesmo tempo geram um determionado intervalo. Percebam que são duas ou mais notas, daí o Power Chord poder ser usado harmonicamente. Quando uma série de acordes é executada, o som é ouvido primariamente como uma combinação de harmonia e tempo. Os intervalos verticais dos acordes (aqueles existentes entres as notas que compõem cada um destes acordes) criam a harmonia, o espaço entre estes acordes determina o sentido de tempo e o intervalo entre um acorde e outros sugere uma melodia (daí poder se utilizar notas tocadas simultaneamente num solo e dar idéia de melodia e não de harmonia).

É também um conceito musical relacionado com a emissão simultânea de diferentes frequências, ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas. A harmonia pode ser entendida como o relacionamento vertical do som num pentagrama, enquanto a Melodia e o contraponto cuidam do relacionamento horizontal das notas. Ao longo da historia da música a concepção de harmonia vem modificando-se, desde sua criação na grécia antiga com pitágoras, quando se tinha uma compreensão horizontal dela, mais relacionada a melodia, até a harmonia atonal, microtonal e outras. A harmonia desde o renascimento tem uma função estrutural na música, que foi cada vez se aprimorando e foi apenas questionada por alguns compositores como Varèse e John Cage.

R$ 45 / h
Pablo G.
Juiz de Fora / MG
Pablo G.
5,0 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 5 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Teclado - adultos Teclado - Tecladista Teclado para Crianças
Curso Livre: Mixagem e Masterização (Nando Costa - Air Sculping)
Tecladista, produtor musical e educador. aprenda no conforto da sua casa com metodologia prática e objetiva.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil