Por: Pablo G. 11 de Outubro de 2020
Nomes das notas
Origem da nomenclatura das notas
Teclado Básico Práticas de Teclado Iniciante Aulas Teóricas Teoria Musical Musicalização Harmonia Gospel Leitura Musical Acordes Piano Teclado Violão Guitarra BaixoEncontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online
Nomes das Notas
Os países anglófonos mantiveram a utilização de letras para a nomenclatura das alturas musicais. As letras A, B, C, D, E, F e G, são utilizadas para as alturas musicais Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá e Sol, respectivamente.
Os países de língua inglesa utilizam os sinais # (em inglês: sharp, sustenido) e b (em inglês: flat, bemol) para representar as alterações cromáticas dessas notas.
Já os países de línguas germânicas utilizam, além das sete letras universais, a letra H, exclusivamente para a nota Si natural, sendo a letra B utilizada para representar o Si bemol.
O monge italiano Guido D` Arezzo foi o criador da notação moderna, na pauta antiga (tetragrama), e batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
No decorrer do tempo, o sistema de Guido D`Arezzo sofreu algumas pequenas pequenas transformações: a nota Ut passou a ser chamada de Dó, para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente de Dominus (Senhor, em latim) e a nota Si (por serem as iniciais em latim de São João: Sancte Ioannes), novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.
Anteriormente as notas tinham os nomes: ut, re, mi, fa, sol, la e san, baseando- se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista: [1]
-
Ut queant laxis
-
Resonare fibris
-
Mira gestorum
-
Famuli tuorum
-
Solve polluti
-
Labii reatum
-
Sancte Ioannes
Cuja tradução é:
"Para que teus grandes servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João."
- CPF verificado
- E-mail verificado