I luoghi sacri di San Francesco d'Assisi

Italiano Viagem
I luoghi sacri di San Francesco d'Assisi
Paola de Grazia
em 16 de Março de 2014

 

 

03/16/2014

20:41:46

No pulmão verde da Itália os lugares sacros do santo mais conhecido do mundo

 

Hoje vamos visitar algumas pérolas da região Umbria, no coração da Itália. Uma pequena área rica de vegetação luxuriante, de lagos, rios e muitas cidades medievais. 

 

 

Umbria: il polmone verde dell'Italia

Onde San Francesco viveu as suas experiências mais místicas do seu caminho religioso? 

Assisi

« [..] Però chi d'esso loco fa parole,
non dica Ascesi, ché direbbe corto,
ma Oriente, se proprio dir vuole. »
Dante, Paradiso, canto XI

A nossa viagem comença na cidade onde ele nasceu, Assisi, o lugar mais conhecido quando nós falamos de San Francesco, mas ele esteve em diferentes lugares. Assisi é uma cidade localizada sobre uma colina de 420 metros. São quatros os lugares onde o santo e o sua Ordem dos Frati Minori (freis menores) realizaram as ações mais significativas:

La basilica superiore

 

 

La basilica inferiore

 

 

 

Chiesa di San Damiano, onde o santo se converteu e onde ele escreveu Il Cantico delle Creature:

Laudato si’, mi’ Signore, per sora luna e le stelle, in celu l’ài formate clarite et pretiose et belle.

 

Texto original do Cantico delle Creature

 

 

Igreja de San Damiano

 

La Porziuncola, uma pequena igreja dentro de uma outra maior, Santa Maria degli Angeli. Neste lugar, que San Francesco mesmo construi, o santo vivia e orava. Aqui também Santa Chiara abandonou o seu mundo para Abbracciare Sorella Povertà (abraçar a irmã pobreza). No dia 3 de outubro do 1226 o santo morreu na pequena igreja.

 

                                                            

 

L' Eremo delle Carceri: lugar de meditação

 

 

Este era o lugar onde San Francesco e seus seguidores faziam os seus retiros espirituais, distante de Assisi, situado perto do Monte Subasio, emerso em um bosque. Este logo é rico de grutas naturais, onde os eremitas se encontravam no período paleocristão.

 

Lugares de milagres.

“Fratello Lupo perchè hai fatto del male ai  tuoi fratelli uomini?Tutti ti odiano Fratello Lupo,hanno paura tutti di te, devi smetterla. Ma io sono tuo fratello e voglio che ci sia pace fra te e gli uomini, cosi sarete tutti tranquilli in questa città”.

San Francesco e il lupo é uma das historia mais famosa do nosso santo. Ele era famoso porque falava com os animais e, quando chegou na cidade de Gubbio, protegeu a população de um lobo muito perigoso e grande. Ele fez um sinal da cruz sobre a sua boca e falou palavras de paz e amor ao animal. Daquele momento o lobo virou seu amigo e Fratello Lupo (irmão lobo) da cidade de Gubbio. 

 

     

No ponto no qual san Francesco falou com o lupo foi construida uma pequena igreja, San Francesco della Pace

 

   

 A cidade medieval de Gubbio, tem também um anfiteatro romano

Spoleto e il miracolo della sorgente

"Salendo il beato Francesco sopra un monte in groppa all'asino di un povero uomo a causa di un'infermità, e invocando il detto uomo, che si sentiva morir di sete, un poco d'acqua, ne cavò da una pietra: la quale né prima v'era stata, né poi fu vista." 

Em esta pequena cidade San Francesco ajudou um homen que estava morrendo de sede. A historia conta que Francesco sacou uma pedra da qual jorrou água que salvou o pobre homen. 

  Giotto, il Miracolo della Sorgente.

Na Umbria estão varios dos lugares onde o Santo fiz milagres: Narni, Trevi, Passignano sul Trasimeno, Città di Castello. Hoje existe um caminho sacro de Assisi até a Roma, que marca os lugares mais frequentados do santo. 

Muitos artistas falaram sobre Francesco, como Dante na Divina Commedia, quando descrivia o casamento do santo con Madonna Povertà:

Le nozze mistiche con Madonna Povertà

« a' frati suoi, sì com'a giuste rede
raccomandò la donna sua più cara
e comandò che l'amassero a fede »

Nesta página eu gostaria de fazer um pequeno presente para os meus letores, com uma canção de Angelo Branduardi sobre San Francesco em sua viajem na Babilonia e o encontro com uma prostituta. Este cantor escreveu um album sobre o nosso Santo Patrone d' Italia, que se chama L'Infinitamente Piccolo:

http://www.youtube.com/watch?v=Dxt96AASzX4

Na proxima viajem ficaremos na Umbria, para conhecer outros lugares ou outras caracteristicas culturais da região das sombras "la regione delle ombre".

Buon viaggio!!!!!!!!!!!

Paola

     

 

 

 

 

São Paulo / SP

4 avaliações
Mestrado: DITALS - Certificazione Didattica Italiano Lingua Straniera (Università per Stranieri di Siena)
Estou dando so' aulas on line, pois eu moro na Italia. Para entrar em contato pelo whatsapp este é o meu numero italiano: 0039 328 74 82 892. Sou formada na Universidade para estrangeiros de Perugia, a mais antiga e famosa instituiçao de didática italiana para estrangeiros. Consegui também o mestrado em didática do italiano para estrangeiros. Durante os anos me enterecei da didática e dos métodos para aprender um idioma, que consideram a Psicologia dos alunos. Todos nós somos diferentes e temos ...
Italiano - Gramática e Conversação, Italiano para Turismo, Cultura Italiana, Escrita Italiana, Italiano para Iniciantes, Italiano Nível Intermediário, Italiano Nível Avançado
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 61 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil