San Paolo de Galatina: o santo protetor "delle pizzicate"
Por: Paola G.
29 de Junho de 2014

San Paolo de Galatina: o santo protetor "delle pizzicate"

Italiano Cultura Adultos Música Ajuda

Na ponta do salto da bota italiana hoje comemora-se uma antiga tradição entre sacro e profano. 

Estamos no estremo sul da Puglia, a região chamada também o salto da bota (Il tacco dello stivale). 

 

Area do Salento

Esta área é famosa pela sua antiga tradição cultural, que envolve dança e música popular regional e que há uma origem na Idade Média, mas muito provavelmente, foi difundida já com os gregos, que aquí formaram algumas cidades (città-stato) e que impuseram a sua cultura, deixando alguns costumes que existem até hoje. 

IL TARANTISMO

O fenômeno do Tarantismo tem uma ligação com aspectos psicologicos das pessoas e manifesta-se com sintomas como convulsões, agitação e isterismos. Descreve-se que estes tipos de sintomas eram provocados pela mordida de uma aranha venenosa e que poderiam ser tratados só com um ritual que realisava-se em casa, com a ajuda da música, tocada pelos músicos e cantada pelas mulheres. Normalmente quem sofriam estes sintomas eram as mulheres que trabalhavam na colheita de aceitonas, grão ou tabaco e que eram mais sujeitas as mordidas do animal venenoso. Por isso o nome pizzicate (picadas), representava uma condição daquelas mulheres que, na verdade, e segundo estudos mais aprofundidos pelos etnologistas, viviam uma repressão sexual. 

O ritual do tarantismo, que foi presente até ao 1955 cerca, unia elementos da cultura pagana com aqueles da cultura cristã. Para exorcizar este mal, a pizzicata ou tarantata pedia que os músicos tocassem os tambores, o violão e o acordeom. Enquanto a música tocava, a pizzicata começava a dançar em modo tão desencadeado, que chegava em um estado de transe. Perto dela eram postos alguns elementos úteis para afastar este mal, como lenços de varias cores, água, ervas aromáticas e espadas.

 

SAN PAOLO DI GALATINA

O ritual do Tarantismo era considerado de origem mágica e supersticiosa. Por isso, com a difusão da religião cristã, tentou-se de dar uma justificação cristã (giustificazione cristiana). San Paolo, que era o protetor da cidade de Galatina, foi nominado o santo protetor dei "pizzicati", e ele era capaz de curar as pessoas infectadas pelas aranhas. Na igreja de San Paolo as mulheres bebiam a água santa do poço lá presente . A igreja foi desconsagrada, porque as mulheres no altar, nos seus transes, reproduziam atos sexuais. Daquele momento San Paolo foi lembrado mais como o santo protetor da sexualidade.  

 

 La cattedrale di Galatina

 

 Il pozzo sacro

 

Video sul fenomeno del tarantismo

 

Para ter uma ideia do fenômeno se pode ver o video, no link na cima. Este video foi gravado pelo etnologista Ernesto de Martino nos anos '50.

MÚSICA, DANςA, TEATRO: O FENOMENO DA PIZZICA HOJE.

Na cultura moderna o fenômeno do tarantismo é revisitado por meio de grupos de música popular, bailarinos e bailarinas, companhias de teatro inspirado ao tema.  No mês de agosto o Salento é rico de concertos de "pizzica", que chamam a atenção de curiosos e turistas. Um evento importante é "La notte della Taranta", um concerto organizado pela orquesta do Salento, onde partecipam muitos cantores italianos famosos. Normalmente na manifestaçao chegam 30.000 partecipantes. É uma grande festa onde jovens e adultos se reunem para curtir este tipo de música popular, que desde 2000 voltou a ser valorizada e apreciada pela maioria das população. Dos anos '70 até ao 2000 a influência da música POP não permitiu a difusão desta cultura musical. Neste momento de rivalutação da cultura regional, os jovens da área do Salento estão se aproximando mais a conhecer as suas origens. 

A Pizzica hoje é uma dança difundida de norde até ao sul da Itália, chegando também a ser conhecida e dançada na Franςa e na Alemanha. Muitas pessoas aprendem a tocar um ou mais estrumentos usados nessa melodia (tamburello, tammorra, acordeom) ou a dançar. A dança, chamada "Pizzica de core" (de coração) pode ser balada numa roda, no centro do qual os dois bailarinos (normalmente homem e mulher) dançam, reproduzindo um corte, uma conquista de amor do homen verso a mulher. Os vestidos das mulheres são compridos, com saias largas, pretas ou brancas e com lenços vermelhos. É muito comun encontrar também mulheres ou homens que dançam juntos, só pra divertir-se. 

Neste videos observa-se o encontro da música do salento com aquela africana, duas culturas muito próximas, das quais obtém-se um resultado brilhante. Este trabalho é mais valorizado pela presença das duas bailarinas. 

Pizzica dançada por duas bailarinas excelentes

 

 Bailarinas na Notte della Taranta

 

 Concerto Notte della Taranta

No video em baixo a coreografa, Maristella Martella, a mais famosa na Itália e na Europa, para difundir a cultura, propõe uma rapresentação de uma música chamada 29 Junho, em honra a San Paolo.

https://www.youtube.com/watch?v=3c1-uwa8d1I

 

Boa viajem musical!!!!!!!!!!

R$ 80 / h
Paola G.
São Paulo / SP
Paola G.
5,0 (4 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Italiano para Iniciantes Italiano - Gramática e Conversação Cultura Italiana
Especialização: Ditals 2 (Università per Stranieri di Siena)
Profesora de italiano para estrangeiros com 20 anos de experiência, com aulas criadas segundo as exigências dos alunos. Parla italiano con me!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil