Nella regione delle ombre tra sacro, profano e buona cucina!
Por: Paola G.
30 de Março de 2014

Nella regione delle ombre tra sacro, profano e buona cucina!

Italiano Cultura

03/30/2014

21:57:39

Hoje ficamos ainda na Umbria, a região onde començou a minha aventura de estudante de lingua italiana para estrangeiros. Foi exactamente na cidade de Perugia que me formei e entendi que este trabalho poderia ser de verdade uma paixão. Estudar em um lugar tão antigo e cheio de historia aumentou em mim a vontade de conhecer a cultura italiana e de transmitir-la ao estrangeiros interessados em ela. O Palazzo Gallenga, sede da Universidade para estrangeiros mais famosa da Italia, é um predio de meados de 1750, um do mais lindos e majestosos da cidade. Além de ser uma universidade que recebe estudantes estrangeiros de cada parte do mundo, é um lugar turistico, por seus quartos em estilo baroco, com paredes de veludo vermelhas, espelhos e quadros antigos. 

 Palazzo Gallenga

 

  Aula Goldoniana, onde o dramaturgo Carlo Goldoni fiz a sua primeira exibição.

 

  Palazzo Gallenga, Aula VI

Quando os estudantes querem descansar um pouco, podem visitar outras cidades pequenas perto de Perugia. Eu vou levar vocês em algumas manifestaçoes típicas da região e em lugares onde a boa comida é garantida. Vamos visitar Spello, il lago Trasimeno e voltamos em Gubbio, para assistir a um evento muito especial.

 

Spello

 

 

Le infiorate di Spello.

Em esta pequena e linda cidade, que fica a 10 km de Assisi, existe uma manifestação muito particular. No domingo do Corpus Domini a rua onde aconteçe a procissão, é decorada com muitas flores. Trata-se de verdadeiras obras de arte, de tapetes de flores coloridas de 1,5 km, realizadas para acompanhar o corpo de Cristo.

 

                   

 

 

           

 

Gubbio e la Festa dei Ceri.

Vocês lembram de Gubbio, a cidade onde San Francesco encontou o lobo?

Nesta pérola no dia 15 de maio se celebra la Festa dei Ceri, em honra a Sant'Ubaldo, patrono da mesma cidade. Se acredita que seja uma festa de origem católica, mas muitos espertos pensam que seja uma festa de origem pagã, em homenagem a Deusa Cerere, vinculada ao Risveglio di primavera (chegada da primavera). 

I Ceri são  tres máquinas de madeira de 280 kg. Na parte final de cada Cero está uma estátua de Sant'Ubaldo, San Giorgio e Sant'Antonio Abate. 

Os homens que levam I Ceri na procissão se chamam Ceraioli. O percurso da parata é de cinco horas e é muito complicado, porque I Ceraioli têm que levar I Ceri em ruas compridas, pequenas e ingrimes. A parte mais complicada da manifestação é no final, porque I ceri têm que chegar na igreja de Sant'Ubaldo, colocada sobre o monte Engino. Trata-se de uma subida muito cansativa que precisa mais o meno de 10 minutos para que seja completada. 

A ordem de chegada é sempre a mesma: Il cero di Sant'Ubaldo, depois San Giorgio e no final Sant'Antonio Abate.

 

 

Il lago Trasimeno

Il Lago Trasimeno faz parte da região Umbria, mesmo se confina com as provincías de Arezzo e Siena, na Toscana. Este é um lugar muito lindo e tranquilo, onde o visitator pode admirar as colinas que o cingem: parece de estar em um anfiteatro romano com no centro um grande palco de água e em torno so' árvores e doces colinas.

Nesta área viviam populações do periodo pre-historico: existem repertórios desta época, que hoje são conservados em Perugia. Aquí chegou também Annibale, o chefe dos Cartagineses que, no 217 a.C. derrotou as legiões romanas. Esta vitória ficou famosa com o nome de Battaglia del Trasimeno. 

 

No Lago Trasimeno encontram-se tres ilhas: L'Isola Polvese, l'Isola Maggiore e l'Isola Minore. So' a Ilha Maggiore tem alugns moradores fixos: 20 mais ou menos. Ela é conectada com as cidades de Passignano sul Trasimeno, Tuoro e Castiglione del Lago com barcos. 

 

 Isola Maggiore: Castelo.

 

 Isola Maggiore: San Michele Arcangelo.

 

Dalla Maria la migliore Torta che ci sia!

A nossa viajem acaba com um prato típico da cozinha umbra: la torta al testo! Caminhando pelas praias do lago Trasimeno, você é obrigado a parar uma hora no simples restaurante Da Maria, onde pode esperimentar La Torta al Testo. Ela seria como uma fogaça com ervas, linguiça, queijos, presunto cru. Trata-se de uma receita muito antiga, do período romano. Era feita de farinha de trigo pelos pobres, e de milho pelos mais ricos da sociedade. A caracteristica principal, além de ser feita so' com agua e farinha, sem fermento, seria o seu cozimento: os romanos a cozinhavam sobre um testum, um plano redondo e fino de pedras, barro ou saibro. Hoje este testum encontra-se em ferro fundido ou cimento. Junto com a nossa Torta al testo seria bom beber um bom vinho tinto. O mais popular da Umbria é Il Sagrantino di Montefalco! 

http://www.hotelfaliero.it/ita/Trattoria/trattoria.htm 

Buon appetito!

 Il Testum para o cozimento

 

  La torta al testo: che pranzo squisito!

 

  Alla salute e cin cin!

 

 

R$ 80 / h
Paola G.
São Paulo / SP
Paola G.
5,0 (4 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Italiano para Turismo Italiano Nível Intermediário Escrita Italiana
Especialização: Ditals 2 (Università per Stranieri di Siena)
Profesora de italiano para estrangeiros com 20 anos de experiência, com aulas criadas segundo as exigências dos alunos. Parla italiano con me!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil