Sistemas Lineares
em 23 de Julho de 2019
No mundo da matemática, especificamente quando o assunto é matrizes, é comum nos depararmos com este tipo de matriz, a chamada matriz inversa. Mas afinal, o que ela é e para que serve?
Para responder à primeira pergunta, vamos fazer um paralelo numérico e simples para resolver o seguinte problema: Se a é diferente de zero e , a solução para esta equação é: .
Para demonstrar que é uma solução, vamos substituir x na equação:
Para saber se solução é única, vamos admitir que existam duas soluções, e :
Igualando somente as extremidades:
Multiplicando os dois lados por :
Logo, e a solução é única.
Ao número chamamos de inverso ou recíproco de a e ao multiplicá-lo na equação acima significa o mesmo que dividir por a. Em relação às matrizes, a operação de divisão não está definida, mas a inversão de uma matriz sim. Estes argumentos mostram que, juntamente com a propriedade associativa, as propriedades e são elementos chave para resolver uma equação matricial da mesma forma que resolvemos uma equação escalar.
Dado uma matriz a matriz que satisfaz as condições
é chamada de inversa de A e é denotada por e é a matriz identidade de ordem n.
Convém notar que nem todas as matrizes são inversíveis, a matriz nula (todos os elementos zerados) é um exemplo trivial. Uma matriz inversível é dita ser não singular e a matriz quadrada que não possui inversa é chamada de matriz singular.
Note que a inversão matricial é definida somente para matrizes quadradas.
Para ilustrarmos o que foi dito, vamos considerar este exemplo:
A pergunta é: B é a matriz inversa de A? Para respondermos a ela basta sabermos se ela atende às condições da inversão matricial:
Agora precisamos comutar A e B:
Ou seja:
E portanto B é a matriz inversa de A, ou .
No próximo artigo vamos falar sobre a matriz adjunta e como encontrar a matriz inversa por meio dela.