Alimentação saudável
Por: Gilmar J.
20 de Março de 2017

Alimentação saudável

Biologia Saúde Metabolismo Ambiente Problemas Exercícios

Alimentação Saudável.

 

Há muita controversa com relação a alimentação saudável. Não quero fazer um texto extenso com referências. Por vez, quero apenas fazer considerações gerais- quem quiser posso dar uma aula que pode esclarecer e ,quem sabe, fazer você mudar sua vida e sua saúde de maneira extraordinária! Não adianta nada você ler e não entender, tomar pra si e sair praticando o conteúdo. Esse é um tema importantíssimo e a maioria das pessoas até sabem mais ou menos como ter uma alimentação saudável, mas não praticam e eu vou explicar o porquê neste post!

A alimentação ideal não é comer verduras e não comer carbroidatros. Pra mim, não! A alimentação ideal é comer um pouco de proteína, carboidrado, frutas e salada- um pouco de cada. Isso é bem simples, mas poucas pessoas entendem. É claro que se você for um intelectual é de esperar-se que tenha uma alimentação diferente de um trabalhador braçal, mas essa parte você deveria consultar um nutricionista que não é a minha área específica.

Coma uma quantidade rasoável ora de salada; ora de carboidrato; outra de proteínas e, ainda, outra de frutas: isto é simples! 

Não deixe de praticar exercícios físicos! Recomendo a caminhada de uma hora a três horas( "No caso de três horas você precisa tomar diversos cuidados e pode ser maneira alternada em horários diferentes") no mínimo três dias por semana por três meses. Assim que você conseguir fazer isso de maneira praticamente regular: recomendo consultar um cardiologista e/ou especialistas afins a fim de ser verificado se pode correr; você começa aos poucos até chegar num nível de correr de trinta minutos a uma hora por dia, três a quatro vezes por semana( No caso da corrida existem muitos ressalvas).

Muitas doenças pegamos porque não nos alimentamos bem, assim nosso sistema de defesa pode estar fraco e podemos pegar muitas infecções; outras pegamos porque nosso metabolismo é não é muito atuante eficientemente por causa do sedentarismo. O câncer pode ser pego pelo excesso ou falta de algo assim como várias outras doenças adiquiridas do ambiente. O metabolismo, que é quando nossos sistemas funcionam de maneira mais acelerada e atuante pode proteger-nos contra problemas como o próprios câncer e ainda outras doenças adiquiridas do ambiente. A alimentação saudável é importante!

Assim, caros alunos, medite nesse blog, leia livros relacionados ao assunto ou peça uma aula particular- faça o que for necessário- para começar a viver essa vida saudável que não dependa só da alimentação, mas do não sedentarismo. As pessoas não praticam porque não assimilam de verdade o conteúdo e talvez até mesmo pelo sedentarismo e/ou a má alimentação que se acostumou, pela qual mesmo você querendo ou não, puxa na contramão o que já sabe que deve fazer! Novos costumes ás vezes demoram pra estabelecer-se; porém tenho certeza que se entender o perigo que corre de não se alimentar bem, vai começar a alimentar-se bem. Proponho um desafio: tenha uma aula particular comigo e vou tentar convencer-te! Esse texto dificilmente vai convencê-lo!

R$ 40 / h
Gilmar J.
Limeira / SP
Gilmar J.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia - Evolução X Criacionismo Biologia - Origem da Vida
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Sou professor de biologia, escritor de contos e criador de conteúdo digital propaganda e marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil