A DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS:
Por: Mario C.
14 de Novembro de 2023

A DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS:

Construção e reconstrução.

Filosofia a Distância Profissional Curso Superior Concurso

Desde o seu retorno em 2008, aos currículos escolares como disciplina obrigatória, a Filosofia desempenha um papel  fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes.

De acordo com o filósofo brasileiro Sílvio Gallo, a aula de filosofia é como uma "oficina de criação de conceitos". Nas salas de aula, devemos escutar, debater e compartilhar nossas ideias e inspirar-nos na história da Filosofia e de grandes filósofos para desenvolver nossos próprios pensamentos.

 

Sendo intimamente ligada a três pilares que norteiam a educação no Brasil:

  1. A Constituição Cidadã de 1988, por sua vez, é a base de nosso ordenamento jurídico e estabelece os princípios fundamentais de nossa sociedade. Ela reconhece a educação como um direito fundamental e a Filosofia desempenha um papel crucial na promoção desses direitos. Ela incentiva a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
  2. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, em seu artigo 36, estabelece a obrigatoriedade do ensino de Filosofia no Ensino Médio. A justificativa para essa inclusão está ancorada na promoção do pensamento crítico, do debate de ideias e da reflexão sobre questões éticas e morais. A Filosofia proporciona aos estudantes ferramentas para questionar, analisar e compreender o mundo ao seu redor, aspectos essenciais para a construção de uma sociedade justa e democrática.
  3. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que por sua vez, tem como objetivo nortear o currículo escolar em todo o país. Ela destaca a importância da Filosofia como parte do conjunto de conhecimentos essenciais para a formação integral dos alunos. A Filosofia contribui para o desenvolvimento das competências previstas na BNCC, como a capacidade de argumentação, a análise crítica de informações e a compreensão das complexas questões éticas e sociais que permeiam nossa sociedade.

Portanto, a Filosofia, ancorada na LDB, alinhada com a BNCC e respaldada pela Constituição Cidadã, é um componente essencial na formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com os valores democráticos. Ela não apenas nos ensina a pensar, mas também nos ensina a agir de maneira reflexiva e responsável, promovendo uma sociedade mais justa e democrática. É nossa responsabilidade garantir que a Filosofia continue a desempenhar esse papel vital em nossa educação. 

R$ 40 / h
Mario C.
Fortaleza / CE
Mario C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia no Vestibular Filosofia - Geral Filosofia no Ensino Médio
Especialização: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Universidade Federal do Piauí)
Professor de ciências humanas e reforço escolar com mais 10 anos de experiência. Venha aprender de verdade!"
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil