O segredo da Matematica
Por: Raphael S.
22 de Abril de 2019

O segredo da Matematica

Matemática matemática fundamental

Nosso mente humana tem uma capacidade incrivel de resolver problemas, qualquer tipo de problema que, embora a principio saibamos ou não, adimite uma solução. Mas o que acontece é que para resolvermos um problema primeiro precisamos realmente encararmos como tal. Para isto voce necessita de pelo menos sentir vontade de resolve-lo e ter o entendimento minimo de que aquilo realmente é um problema..Mas importante é ter conhecer exatamente o que a situção-problema considera realmente como problema.  Vou exemplicar com uma fabula o que quero dizer:

"Numa sala de aula de segundo ano do ensino fundamental o professor de matematica propoem para a turma a seguinte situação: -João foi ao supermecardo e comprou oito ovos que sua mae pediu. No caminho de volta para casa, João encontrou alguns amigo e numa brincadeira João deixou dois ovos se quebrarem. E João continuou seu caminho. Mas quando chegou frente de sua casa e deixou mais 3 ovos se quebrarem. -Em seguida o professor perguntou para a turma: -com quantos ovos inteiros João chegou em quase? -e a turma todo ficou em silencio por uns segundos até que uma das criancas perguntou-O João apanhou quando chegou em casa??

Bom essa fabula ilustra muito bem o quero dizer. As vezes alguns situações podem ser encarados como um problema num sentido para um e para outros..

Mas como disse, nossa mente é capaz de resolver qualquer problema mais nosso cerebro precisa ser treinado para isso. Precisa de bases. Precisa de estimulos, Precisa de força de vontade...

Por que estou dizendo todo esse blá-blá.. Quero fazer um pequeno texto de como eu aprendi a resolver problemas de matematica. Hoje estou no mestrado em matematica pela Ufam. Mas a quatro anos atras eu nao sabia nada de matematica. Para nao dizer nada, talvez o que eu sabia comparada a o que eu precisava saber eh mesmo que comparar 1 real com 1 milhão de reais.

Sem mais delongas, meu objetivo aqui é mostrar o que realmente voce precisa saber para aprender matematica. Qual o segredo?!

Meu amigo o segredo não é saber fazer conta e decorar formulas.. Isso tem um monte de gente que sabe mas não são bons matematicos.. O segredo é... Voce so vai aprender realmente matematica quando consiguir usar todas as propriedades logicas da matematica. Quando entender que por tras de tudo tem uma logica e nao apenas acreditar e pronto. é ir em busca da essencia da coisa. O segredo é saber demosntrar as coisas..Talvez se vc que estar lendo é um leigo nao entendera a principio mais isso deve a seu conhecimento limitado de matematica que estar plantado na sua cabeca mas a boa noticia é que a culpa não é sua.

R$ 55 / h
Raphael S.
Porto Alegre / RS
Raphael S.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Ensino Superior Resolução de Problemas de Matemática Matemática Nível Técnico
Mestrado: Mestrado em Matemática (Universidade Federal do Amazonas)
Professor formado em mestrado em matemática que atua com aulas online em todo brasil e resolução de listas de exercícios.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil