Escalas - Se podemos simplificar, por que complicar?
em 23 de Setembro de 2015
Fala Pessoal, tudo bom?
Não sei vocês, mas eu costumo utilizar o excel em muitas situações da minha vida. Seja no trabalho ou na vida pessoal, acredito que ele nos proporciona ferramentas muito úteis para facilitar o nosso dia a dia. Agora, será que sabemos utilizá-las da melhor forma?
A primeira dica do dia é o F2.
Totalmente despretencioso, a função dele é "abrir" a célula para que seja possível o seu preenchimento.
Você pode dizer: "Ahhhh Rodrigo, é só digitar diretoemcimadelamesmo que isso já acontece automaticamente"
E você está correto! Agora isso funciona bem quando a célula está vazia. Quando queremos fazer apenas alguma alteração no seu conteúdo, precisamos "abri-la" para fazer o preenchimento. O usual e mais óbvio é dar o clique duplo do mouse com o botão esquerdo. Também funciona, mas nos leva a um desperdício de tempo, que é precioso. Os atalhos do teclado existem para facilitar as nossas vidas!
Ao apertar F2, podemos continuar com as duas mãos no teclado, acelerando a digitação!
Tente aliar o uso do F2 com o TAB e o ENTER. O TAB leva o cursor para a próxima célula à direita, já o ENTER leva o cursor para baixo. Caso esteja preenchendo uma tabela, o ENTER o levará para a linha de baixo e andará para a esquerda até o início da tabela.
Vamos à segunda dica do dia. O F4.
A sua função é bem simples também, ele repete o último comando de formatação.
Seja um negrito, uma alteração na fonte, ou mesmo o preenchimento de fundo da célula. É consideravelmente mais rápido apertar o F4 do que clicar na célula a formatar e repetir o processo de formatação.
Tente aliar o uso do teclado, utilizando as próprias setas, TAB, ENTER e o F4.
São pequenos os ganhos quando olhados para uma única ação. Agora tente imaginar quantas horas (ou dias) você não ganhará na sua vida se você começar a trabalhar assim?
Sem contar que você será mais eficaz em suas ações!