VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS
Por: Rodrigo L.
17 de Julho de 2021

VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

Afinal, por que é tão importante conhecê-los?

Inglês Gramática

VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

List of 370 Irregular Verbs in English - languagePRO

Sabemos que, para usarmos os tempos verbais em inglês, precisamos conjugar os verbos de acordo com a pessoa que faz a ação e, no presente, de acordo com o plural ou singular, certo? Vale notar que existem dois tipos de verbos: os verbos regulares e os verbos irregulares.

Os verbos regulares são mais fáceis de entender, pois eles seguem um padrão de conjugação de acordo com o tempo escolhido. É o exemplo de “to play” (jogar, tocar, brincar), que, no simple present, varia entre “plays” para a 3ª pessoa do singular (he, she e it), e “play” para as demais (I, you, we, they). E, tanto no simple past quanto no present perfect, esse verbo é conjugado como played. Viu? Bem simples!

Já os verbos irregulares não seguem regras, e está aí parte difícil para quem está aprendendo inglês. O ideal é praticar sempre e colocar o inglês no seu dia a dia para se acostumar com os diferentes verbos e conjugações. Porém, se for necessário, existe uma tabela dos verbos irregulares no passado para consulta. Hoje, vamos destacar o uso e selecionar alguns dos principais para você ter em mente.

Na tabela abaixo, você encontra três colunas. A primeira é do verbo no infinitivo, a segunda é da conjugação dele no simple past, e a terceira, que costuma causar mais confusão, é a do past participle.

Verbos irregulares mais usados em inglês:

Nos exemplos acima, percebemos a irregularidade dos verbos mais usados no dia a dia. Como você pode observar, alguns possuem uma estrutura bem diferente da forma infinitiva – é o caso, por exemplo, dos verbos to be (ser), eat (come) e see (olhar).

Verbos que são iguais desde o infinitivo:

Para ajudar você a memorizar, que tal ver agora os verbos que permanecem iguais em todas as conjugações?

Lembrando-se dessa lista, você já elimina uma quantidade razoável de situações em que não é necessário conjugar o verbo.

Verbos em que o past simple e past participle são iguais

No caso dos verbos que veremos agora, você só precisa memorizar uma conjugação, pois suas formas no simple past e no past participle são iguais. Tudo o que diferencia é o tempo verbal que você vai escolher e o tipo de auxiliar que será necessário usar.

Para ficar mais claro, veja agora algumas formas de uso desses verbos irregulares:

PAST SIMPLE

They bought a very nice car for their son.
(Eles compraram um carro muito legal para o filho deles.)

 

Mature Lady Holding Homemade Cookies Photos - Free & Royalty-Free Stock  Photos from Dreamstime

PRESENT PERFECT

I’ve brought some cookies for my grandmother.
(Eu trouxe alguns biscoitos para minha avó.)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil