INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA
Por: Rosana B.
28 de Março de 2021

INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA

O homem é um ser social

Letras Linguística Linguística e Semiótica

O HOMEM É UM SER SOCIAL

O homem, como um ser social, precisa se comunicar e viver em comunidade, que é onde troca seus conhecimentos e suas experiências. Estes, por sua vez, irão levá-lo a assimilar e compreender o mundo em que vive, dando-lhe meios para transformá-lo.

Ao acumular experiências de sua comunidade, o homem vai construindo uma cultura própria que é transmitida de geração em geração.

Cada povo tem uma maneira de ser, de ver o mundo. Cada povo possui seus próprios valores, suas criações. Cada povo possui sua cultura e uma língua própria para traduzi-la.

Segundo Bosi (1992), a “cultura pressupõe uma consciência grupal operosa e operante que desentranha da vida presente os planos para o futuro”. Para transmitir a sua cultura e para suprir a necessidade de buscar a melhor expressão de suas emoções, suas sensações e sentimentos, o homem se viu diante de certos desafios: um deles foi o de criar e desenvolver uma maneira de comunicar-se com seus semelhantes.

Distanciou-se, então, ainda mais dos animais, pois foi o único que conseguiu criar símbolos e signos de vários tipos (linguísticos, picturais e gráficos) com o propósito maior de comunicar-se.

LÍNGUA, LINGUAGEM E FALA

Para comunicar-se o homem emprega símbolos, gestos, desenhos... Mas o meio mais eficiente que conhece e de que se dispõe é a linguagem. A linguagem humana é a capacidade do homem de comunicar-se por meio de uma língua.

De acordo com o suíço Ferdinand Saussure, a língua

                            “ (...) é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo,   que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela   não existe senão em virtude       duma    espécie de contrato   estabelecido entre os membros da comunidade. Por outro   lado, o indivíduo tem a necessidade de uma aprendizagem   para conhecer-lhe o funcionamento; somente pouco a   pouco a criança a assimila. (...)”     

SAUSSURE, 1995.

Língua ou idioma é um código, ou seja, um conjunto de elementos e de regras combinatórias que possibilita a troca de infinitas informações. Conhecida e utilizada por todo um grupo social a todo momento, a língua, embora constitua um sistema praticamente fechado, permite  a transmissão de qualquer mensagem desejada. Portanto, seu emprego é ilimitado.

Segundo Ferdinand Saussure, a língua é uma concepção abstrata, que só se quando empregada concretamente em um momento de comunicação. Chama-se fala a realização concreta de uma língua, feita por um indivíduo de uma comunidade num determinado ato de comunicação.

Para comunicar-se, cada indivíduo utiliza o código linguístico do modo que julga mais apropriado. No entanto, para que a comunicação se dê de maneira bem-sucedida, faz-se necessário que a língua – que constitui um código linguístico – seja respeitada em suas regras internas.

Assim, podemos dizer que uma língua é comum a todos os indivíduos de uma comunidade linguística e que a fala é ato individual, efetuado por um membro da comunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. p.16.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1999. 8. ed. reformulada e atualizada

PRETI, Dino. Sociolinguística. Os níveis da fala. 7 ed. São Paulo: Edusp, 1994, páginas 24-25.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 20 ed. São Paulo: Cultrix, 1995. p. 22.

 

R$ 60 / h
Rosana B.
Manaus / AM
Rosana B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Letras - Materiais didáticos Letras - Introdução a Língua Norueguesa Letras - Língua Indígena
Especialização: Linguística e Formação de leitores (Faculdade Cidade Verde - FCV)
Professora de língua portuguesa por formação, com mais de 5 anos de experiência. Saiba que aprender a língua não é complicada quanto se imagina
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil