INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA
Por: Rosana B.
30 de Março de 2021

INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA

Saber e Poder

Letras Linguística e Semiótica Linguagem e educação Línguas Gramática

1) Saber e Poder

Introdução

O homem procura dominar o mundo em que vive. Uma forma de ele ter esse domínio é o conhecimento. Esse é um dos motivos pelos quais ele procura explicar tudo o que existe. A linguagem é uma dessas coisas. Ao procurar explicar a linguagem, o homem está procurando explicar algo que lhe é próprio e que é parte necessária de seu mundo e da sua convivência com os outros seres humanos. Por que falamos? Para que falamos? Como falamos? Por que as línguas são diferentes? O que são as palavras? O que elas produzem? Essas questões tocam diretamente o homem, e ele tem procurado dar-lhes uma resposta. De posse desse saber sobre a linguagem, o homem tenta domesticar seus poderes e trazê-los para si. Será que consegue? 

Um interesse antigo e uma ciência moderna

A sedução que a linguagem exerce sobre o homem existe desde sempre. A gente pode observar esse fascínio de inúmeras maneiras: por meio da literatura, da poesia, da religião, da filosofia etc. Não faltam lendas, mitos, cantos, rituais, histórias e até polêmicas muito antigas que revelam a curiosidade do homem pela linguagem. Na Grécia antiga, os pensadores estendiam-se em longas discussões para saber se as palavras imitam as coisas ou se os nomes são dados por pura convenção. Ou então mantinham calorosos debates sobre a própria organização da linguagem: ela se organiza, perguntavam eles, de acordo com a ordem existente no mundo, seguindo princípios que têm como referência as semelhanças ou as diferenças?
Também os antigos hindus são conhecidos pela sua agudeza no tratamento da linguagem verbal. Com a redescoberta do sânscrito (língua sagrada da Índia antiga),
no século XIX, apareceram os sofisticados estudos de linguagem que os hindus tinham feito em épocas muito remotas. Os motivos pelos quais eles se interessavam pela linguagem eram religiosos - estabelecer pela palavra uma relação íntima com Deus - mas nem por isso seus estudos eram menos rigorosos.  
Na Idade Média, a reflexão sobre a linguagem teve nos Modistae uma de suas manifestações relevantes. Eles procuraram construir uma teoria geral da linguagem, partindo da autonomia da gramática em relação à lógica. Consideram, então, três tipos de modalidades (modus) manifestados pela linguagem natural: o modus essendi (de ser), o intelligendi (de pensamento) e o significandi (de significar).
Há um número enorme de fatos que mostram essa atenção que os homens de diferentes épocas sempre dedicaram à linguagem. Mas é só com a criação da linguística que essas manifestações da curiosidade do homem tomam a forma de uma ciência, com seu objeto e método próprios. A linguística é uma ciência recente: inaugurou-se no começo do século XX.  Não foi sem dificuldades que a reflexão sobre a linguagem conseguiu se impor como ciência. Para isso, teve de demonstrar o apuro de seu método e a configuração precisa de seu objeto. A linguística definiu-se, com bastante sucesso entre as ciências humanas, como o estudo científico que visa descrever ou explicar a linguagem verbal humana.

 

Referências Bibliográficas:

Orlandi, Eni. P.  O que é linguística? São Paulo : Brasiliense, 2009. -(Coleção primeiros passos ; 184)

R$ 60 / h
Rosana B.
Manaus / AM
Rosana B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Letras - Introdução a Linguística Letras - Língua Indígena Letras - Introdução a Língua Norueguesa
Especialização: Linguística e Formação de leitores (Faculdade Cidade Verde - FCV)
Professora de língua portuguesa por formação, com mais de 5 anos de experiência. Saiba que aprender a língua não é complicada quanto se imagina
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil