INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA
Por: Rosana B.
30 de Março de 2021

INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA

O que é e o que não é Linguística

Letras Gramática Linguística e Semiótica Linguística (várias áreas) Linguagem e educação

Dada nossa tradição escolar, há uma tendência em se identificar o estudo da linguagem com o estudo da gramática. A linguística, no entanto, distingue-se da gramática tradicional, normativa. Ela não tem, como essa gramática, o objetivo de prescrever normas ou ditar regras de correção para o uso da linguagem. Para a linguística, tudo o que faz parte da língua interessa e é matéria de reflexão. Mas não é qualquer espécie de linguagem que é  objeto de estudo da linguística: só a linguagem verbal, oral  ou escrita.
Os sinais que o homem produz quando fala ou escreve são chamados signos. Ao produzir signos os homens estão produzindo a própria vida: com eles, o homem se comunica, representa seus pensamentos, exerce seu poder, elabora sua cultura e sua identidade etc.

Os signos são fundamentais, pois dão ao homem sua dimensão simbólica: essa que o liga aos outros homens e à natureza, isto é, a sua realidade social e natural.
Há, além dos signos da linguagem verbal, muitas outras espécies de signos que povoam de linguagens a vida do homem: a pintura, a mímica, o código de trânsito, a moda, as linguagens artificiais etc. Os signos quase sempre, tanto os das linguagens não-verbais quanto os da linguagem verbal, são objetos de uma ciência geral dos signos: a Semiologia.
Os signos da linguagem verbal têm uma importância tão grande para a humanidade que mereceram uma ciência só para si: a linguística.

 

Referências Bibliográficas:

Orlandi, Eni. P.  O que é linguística? São Paulo : Brasiliense, 2009. -(Coleção primeiros passos ; 184)

 

R$ 60 / h
Rosana B.
Manaus / AM
Rosana B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Letras - Materiais didáticos Letras - Introdução a Língua Norueguesa Letras - Introdução a Linguística
Especialização: Linguística e Formação de leitores (Faculdade Cidade Verde - FCV)
Professora de língua portuguesa por formação, com mais de 5 anos de experiência. Saiba que aprender a língua não é complicada quanto se imagina
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil