INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA
Rosana B.
em 30 de Março de 2021

Dada nossa tradição escolar, há uma tendência em se identificar o estudo da linguagem com o estudo da gramática. A linguística, no entanto, distingue-se da gramática tradicional, normativa. Ela não tem, como essa gramática, o objetivo de prescrever normas ou ditar regras de correção para o uso da linguagem. Para a linguística, tudo o que faz parte da língua interessa e é matéria de reflexão. Mas não é qualquer espécie de linguagem que é  objeto de estudo da linguística: só a linguagem verbal, oral  ou escrita.
Os sinais que o homem produz quando fala ou escreve são chamados signos. Ao produzir signos os homens estão produzindo a própria vida: com eles, o homem se comunica, representa seus pensamentos, exerce seu poder, elabora sua cultura e sua identidade etc.

Os signos são fundamentais, pois dão ao homem sua dimensão simbólica: essa que o liga aos outros homens e à natureza, isto é, a sua realidade social e natural.
Há, além dos signos da linguagem verbal, muitas outras espécies de signos que povoam de linguagens a vida do homem: a pintura, a mímica, o código de trânsito, a moda, as linguagens artificiais etc. Os signos quase sempre, tanto os das linguagens não-verbais quanto os da linguagem verbal, são objetos de uma ciência geral dos signos: a Semiologia.
Os signos da linguagem verbal têm uma importância tão grande para a humanidade que mereceram uma ciência só para si: a linguística.

 

Referências Bibliográficas:

Orlandi, Eni. P.  O que é linguística? São Paulo : Brasiliense, 2009. -(Coleção primeiros passos ; 184)

 

Manaus / AM
Especialização: Linguística e Formação de leitores (Faculdade Cidade Verde - FCV)
Professora de língua portuguesa formada em letras com quase 10 anos de experiência. Venha aprender que a língua não é tão complicada quanto se imagina
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Rosana B. Whatsapp do professor Rosana B. Ver WhatsApp
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil