REDAÇÃO ENEM EM 4 PASSOS
Por: Talita C.
16 de Janeiro de 2023

REDAÇÃO ENEM EM 4 PASSOS

Uma redação 900+ em apenas 4 passos. Vamos juntos?

Redação Correção de redação Como fazer uma boa redação Aulas De Reforço Vestibular Aulas Particulares Redação A distância Ensino Médio Ensino Fundamental Assuntos que mais caíram no ENEM Apoio A domicilio Ajuda Geral

Vamos juntos aprender a fazer uma redação modelo ENEM 900+!

Escrever uma redação satisfatória ainda é uma dificuldade persistente entre os candidatos. Ter esse diferencial na hora da prova faz de você um candidato com alguns passos à frente dos outros. Além disso, saber escrever é importante não só para a hora da prova, mas para a vida! 

Sem mais delongas, vamos aos passos mais importantes da sua caminhada rumo ao 900+ na redação do ENEM

 

  1.  Leitura minusciosa do recorte temático.

    Ao se deparar com o tema da sua redação é necessário que você se atente a cada palavra que ali está sendo dita, pois é por meio dele que você vai entender o quê e como deve ser escrito. O recorte temático é muito além de simplesmente entender o assunto a ser abordado. Ele nos coloca em um universo no qual ele quer que entremos de cabeça. Esse universo possui contexto, possui público específico, possui os seus conhecimentos prévios acerca do assunto e possui uma gama de soluções a serem abordadas. Dessa forma, é importante que você grife o que chamamos de palavras-chaves. Essas palavras direcionarão sua linha de raciocínio sobre o que você deve enfatizar ao longo da sua produção textual. Isso fará com que você evite o tão temido tangenciamente do tema, bem como a completa fuga ao tema. Logo, mais importante do que escrever, é saber sobre o que vai escrever e como isso vai ser passado ao seu corretor.


  2. Brain Storm (Tempestade de ideias)

    O Brain Storm é o momento em que você escreve em algum espaço na folha o que vier em mente acerca do tema proposto. Você reúne um compilado de ideias e conhecimentos prévios que você possa ter relacionado ao recorte temático. Aqui nessa fase é importante falar sobre os repertórios socioculturais (detalharei sobre eles em outro momento), os quais são conhecimentos sociais que você tem. Neles se enquadram filmes, livros, séries, documentários, citações de autoridade-filósofos, sociólogos, escritores- os quais possuem a função de embasar a sua argumentação. É aqui que você vai mostrar o conhecimento de mundo que você tem, como você é capaz de abordar e entender os fatos sociais e dissertar sobre eles. CUIDADO! O excesso de repertórios ou a falta deles pode te levar a um equívoco na hora de redigir seu texto. Lembre-se que você precisa ARGUMENTAR sobre o que você expõe.


  3.  Defiinição e Encadeamento das ideias

    Esse aqui é um aspecto que abrange as famosas irmãs: coesão e coerência- piada ruim. O que isso quer dizer? Ao definir as ideias que serão colocadas no seu texto, essas ideias já precisam estar direcionadas para onde elas vão - Introdução, desenvolvimento ou conclusão. Isso chama-se coesão do texto. Antes mesmo de escrever a primeira palavra você já PRECISA saber o que vai ser colocado em cada um dos seus parágrafos. Parece complicado, mas é bastante simples. Como? Entende-se que o ENEM é uma prova de problematização social, "precisamos resvolver nossos problemas enquanto sociedade". Ao fazer isso, eles te trazem um problema social que necessariamente precisa ser resolvido e isso será feito mediante a sua sugestiva proposta de intervenção. Por que eu disse sugestiva? Você, desde que não desrespeite os Direitos Humanos, não precisa salvar o mundo, só apresentar uma proposta cabível.
    Ou seja, encadear as ideias, é você começar sua introdução já sabendo como você vai concluir sua redação. Difícil?! Não. Só precisa de prática.


  4.  Escrita: A importância do rascunho

    Finalmente, chegamos à fase da escrita. Aqui é quando você começa a selecionar as palavras para colocá-las no papel. E, já adiantando, isso vem com o hábito! O hábito de escrever te faz evoluir na medida em que você pratica. E falando em prática, é como se você fizesse inúmeros rascunhos antes da prova. Ah, o rascunho... Há quem ignore e pense que ele não é importante. Pois bem, o rascunho é o item MAIS IMPORTANTE. Nele você vai averiguar seus erros, o que não está bem colocado, o que pode melhorar, o que precisa ser mudado. Escrever diretamente na folha definitiva É UMA LOUCURA. NÃO FAÇA ISSO.
    Agora, enfatizando o processo de escrita, é necessário que o seu vocabulário seja aprimorado, que você busque conhecer novas palavras, bem como o seu USO ADEQUADO. Aqui está um ponto muito importante: Há pessoas que usam palavras rebuscadas na redação porque acham que isso agrega ponto e, dessa forma, acabam falando coisas sem nexo, ou até mesmo, passando uma ideia completamente errônea. É melhor um texto com vocabulário simples, mas que seja bonito, coerente, coeso e original. Mas isso não significa que você não deva aprimorar seu conhecimento vocabular. Enfim, tendo feito um rascunho, revisá-lo é muito importante para, logo após, passar seu texto definitivo para a folha de respostas.



    Então, é isso, pessoal. se vocês gostaram desse conteúdo, me avaliem e venham conhecer meu perfil. Agendem uma aula experimental e vamos juntos rumo ao 900+!
    Grata! :)
     
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil