Aprenda a estudar
Por: Tamires Q.
25 de Julho de 2020

Aprenda a estudar

De que maneira posso otimizar meu estudo?

Português Acompanhamento Escolar Aulas Particulares Concursos Reforço Escolar

Já há algum tempo as neurociências constataram que a capacidade de concentração do nosso cérebro se dá em blocos de no máximo 50 minutos. Após este período de tempo, a nossa atenção simplesmente perde o foco e, por sua vez, perdemos pouco a pouco a aptidão para assimilar conteúdos novos. Talvez o italiano Francisco Cirillo nem soubesse disso em 1988, quando desenvolveu a Técnica Pomodoro, que consiste em determinar um período de estudo de 30 em 30 minutos, composto por 25 minutos de estudo e 5 minutos de descanso. O fato é que para ampliar as nossas habilidades de concentrar a atenção é necessário intercalar períodos de estudo com períodos de descanso.

Mas desenvolver uma boa estratégia de estudo não depende apenas do gerenciamento do tempo, depende também de quais são as informações que você busca ao ler ou estudar um texto, se o conteúdo é mais ou menos científico, se mais técnico ou mais filosófico, mais geral ou mais específico, se diz respeito a uma informação nova ou se é algo que já faz parte do seu conhecimento. Por certo, é possível mobilizar inúmeras estratégias de leitura para garantir uma boa aprendizagem, mas, neste artigo vamos oferecer informações gerais para te ajudar a elaborar um bom plano de estudo:

1. Leia o texto na íntegra e procure grifar a ideia central de cada parágrafo. Se estiver usando o texto impresso em papel, você pode usar um marcador de texto, uma caneta ou um lápis de cor para sinalizar as informações. Caso use um suporte digital, há aplicativos gratuitos que oferecem o mesmo recurso, como o Mendeley ou o Foxit Reader;

2.  Em seguida, procure responder as seguintes perguntas: Qual a ideia central do texto? Qual a tese defendida pelo autor? Que tipos de argumentos ou recursos o autor utiliza para comprovar a sua tese? Qual a conclusão?

3. Por último, faça fichamentos de cada capítulo ou tema lido. No fichamento deve constar as ideias centrais que você captou do texto e, eventualmente, as demais informações. Isto vai depender do seu propósito de leitura e de estudo. Você também pode optar por fazer mapas conceituais, também chamados mapas mentais. Mas lembre-se de verificar qual estratégia é mais apropriada ao conteúdo que você está estudando.  

Com esse passo a passo, você terá boas chances de se dar muito bem em qualquer avaliação, de curto ou longo prazo. Mas não se preocupe, pode parecer um longo processo, mas quanto mais você fizer, mais ágil ficará em identificar o que é mais importante em um texto! Até a próxima e bons estudos! 

R$ 50 / h
Tamires Q.
Lauro de Freitas / BA
Tamires Q.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português no ENEM Português para Concursos Exercícios de Português
Graduação: Letras Vernáculas (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação para você que quer correr da gramática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil