Como criar mapas conceituais
em 23 de Janeiro de 2021
Elementos paratextuais são elementos que acompanham os textos e que ajudam a explicá-los. Vejamos os exemplos:
Fonte: Loja - Editora Flor de Lis
Neste exemplo, podemos identificar o título do livro "A terra e seus universos" e seu autor, Odil Campos. Para uma análise aprofundada de uma obra, antes de realizar a leitura, é possível fazer inferências sobre as motivações que conduziram o autor a escolha do título, para depois comparar as hipóteses levantadas com as informações constantes na obra, procurando avaliar se o título sintetiza o conteúdo. Conhecer o autor é uma outra possibilidade de interpretação: em que período o autor nasceu? quais os posicionamentos dele com relação ao conteúdo da obra? O autor participa de alguma corrente filosófica ou política?
Um outro dado importante que orienta a explicação sobre um texto é o prefácio, posfácio e as referências. Observar o que se diz inicialmente sobre um livro ou o que foi dito após sua leitura e principalmente, em casos de livros técnicos, observar as referências utilizadas pelo escritor, indica muitas informações sobre em que posição teórica se situa um autor.
Fonte: Emmanuel Mirdad blogger
Também é possível encontrar minúcias que acrescentam valor à interpretação de um texto nas ilustrações, na forma como se organizam os parágrafos, o uso de palavras em negrito ou itálico, sublinhados, o uso de enumerações, etc.
Fonte: Eldes
E ainda, podemos encontrar muitas respostas em quadros, citações, gráficos, que facilitam a nossa leitura, esclarecendo as nossas dúvidas e contextualizar o texto com seu contexto de produção e recepção. Isto torna a leitura mais produtiva, porque alguns elementos paratextuais ilustram as intenções iniciais do autor, o objetivo a ser atingido pela publicação e o público alvo desejado pelo editor.
Fonte: Ciberdúvidas de língua portuguesa