Como fazer fichamento
Foto de Tamires Q.
Por: Tamires Q.
21 de Dezembro de 2020

Como fazer fichamento

Português Ensino Superior Profissional Adultos

Há duas maneiras eficientes de fazer fichamento para estudo: o fichamento de assunto e o fichamento de citação. Cada um deles favorece diferentes aspectos do texto. Você pode pensar que o fichamento é similar ao resumo, mas aqui serão estabelecidas as diferenças. Um fichamento é muito mais detalhado, pois, enquanto o resumo busca sintetizar a visão geral de um texto, livro, capítulo, etc; o fichamento pressupõe a descrição minuciosa de cada parágrafo ou ao menos, dos tópicos do texto fichado. Vejamos:

O fichamento consiste na elaboração de um novo texto, através da paráfrase do texto original, ou seja, da reescrita do texto com outras palavras, que devem espelhar o seu entendimento do texto. Mas diferentemente do resumo, que é a paráfrase por excelência, o fichamento trará informações mais detalhadas sobre o pensamento do autor. Para tanto, faz-se necessário identificar a ideia central de cada parágrafo ou tópico indicado pelo autor no texto. Para conseguir resgatar a ideia central, você deve prestar atenção nas palavras e ideias-chave utilizadas pelo autor, de forma a captar o sentido do conteúdo abordado. 

No fichamento de assunto, o reconhecimento da ideia central é essencial para o desenvolvimento do seu texto. Você deve guiar-se pelo conteúdo abordado. Por isso, seu texto deve começar tratando do tema que será discutido pelo autor e a partir daí, desenvolver as ideias. Você deverá usar ao longo do texto expressões como "segundo o autor, conforme Fulano (Ano), para o autor, de acordo com Fulano (Ano)", de forma a reportar sempre ao autor a exposição do conteúdo. Isso facilitará a escrita de outros textos como artigos, resenhas e a feitura de testes e provas de ingresso no meio acadêmico. 

O fichamento de citação necessita igualmente do desenvolvimento da ideia central, mas não mais de todos os parágrafos ou tópicos, e sim das citações relevantes escolhidas por você, que sintetizam as ideias centrais do texto. Essa citação é do tipo citação direta, ou seja, a cópia idêntica daquilo que o autor escreveu. Logo, você precisará estar atento às frases clichês do autor, às frases mais representativas de sua ideia. Abaixo de cada frase ou extensão de texto selecionados, você deverá tecer comentários acerca do tema, com suas próprias palavras, não mais reproduzindo as ideias do autor sob outro modo. No fichamento de assunto, você também poderá incluir as citações diretas, mas incorporando-as ao seu texto. A citação direta deve ser indicada sempre por aspas e informar o autor e a data de publicação no formato: (AUTOR, ano, página). A paráfrase é um tipo de citação indireta, na qual não se utilizam as aspas, pois representa uma reformulação do modo de dizer original.

Assim, os dois tipos de fichamento auxiliarão na preparação para uma prova ou teste que tenha como pré-requisitos o estudo de uma bibliografia densa e a escrita de um texto próprio que mencione a bibliografia recomendada, como as provas de concurso para o magistério superior e as seleções de mestrado e doutorado. Mas se você pretende extrair o máximo possível de um conteúdo, o fichamento de assunto pode te ajudar muito a dominá-lo, mesmo que você não tenha uma grande prova a concorrer! Bons estudos!

Foto de Tamires Q. Tamires Q. há 4 anos

Obrigada!

Foto de Leonardo O. Leonardo O. há 4 anos

Que artigo didático e eficiente! Parabéns pelo desenvolvimento e a partilha de conhecimento!

Tamires Q.
Tamires Q.
Lauro de Freitas / BA
Responde em 1 dia
Identidade verificada
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 50
por hora
Graduação: Letras Vernáculas (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
Português - Ensino Médio, Português - Aulas Particulares, Português
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação para você que quer correr da gramática

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto