Hannah Arendt e o Pós 2° Guerra Mundial na prova do Enem
Por: Thaina B.
15 de Dezembro de 2021

Hannah Arendt e o Pós 2° Guerra Mundial na prova do Enem

Abordagens sobre tirania, totalitarismo e dominação

Filosofia Assuntos que mais caíram no Enem Enem Vestibular Totalitarismo dominação repertório para redação 3º Ano Holocausto Judeu 2° Guerra Mundial

Antecedentes

  Havia uma Alemanha devastada pela 2° Guerra Mundial, sobretudo, por conta do Tratado de Versalhes. Consequentemente, o cenário era de fome, crise, insegurança e vingança, logo, foi quadro ideal para a proliferação de ideias totalitárias e autoritárias

    Vale pontuar alguns aspectos deste período:

    Holocausto judeu: perseguição e morte em massa do povo do judeu;

    Ascensão de Hitler ao poder e o Nazismo: Adolf Hitler e a participação alemã na 2° GM;

    Ascensão do Fascismo: Benito Mussolini e a atuação italiana na 2° GM;

    Ideologias: socialismo, comunismo e liberalismo.

Em que contexto Hannah Arendt escreveu "Origens do Totalitarismo"?   

    Em seu livro “Origens do Totalitarismo”, a escritora e filósofa, Hannah Arendt se debruçou sobre as origens dos sistemas tirânicos e totalitários com a perspectiva de que tais regimes funcionaram como uma máquina de destruição em massa, a qual perpetuaram a luta dos indivíduos pelo controle da política, economia e dos próprios corpos humanos, isto é, domínio em escala global. Desse modo, a pensadora expôs que irresistível lógica do controle humano, na verdade, é o totalitarismo.

A "lógica do mundo" e a instauração do terror

    O terror, por mais que seja emblemático na compreensão dos sistemas tirânicos, é apenas o começo do impacto, pois a instauração do medo só ocorre após a perda de convicção, sobretudo, da “libertação” da experiência real. Em seguida, retira dos indivíduos suas experiências, subjetividades, capacidade de questionar e insere os ideais políticos, de modo que os convence por meio de ideologias, isto é, embasamentos históricos e científicos da lógica do mundo.

    Arendt utiliza a dialética da lógica em sua argumentação ao recorrer às transformações das ideias em premissas, sendo este o movimento do pensamento que troca as reflexões filosóficas pela “liberdade inerente da capacidade humana de pensar pela camisa de força da lógica” (p.522). Não à toa, o movimento dialético passa pelos estágios: tese, antítese e síntese, responsáveis por colocarem em questionamento até mesmo as contradições factuais, e assim, se reduza a um único movimento lógico e idêntico, em que ou os indivíduos são aliados ou conspiradores.

O totalitarismo e o controle social

   Por conta do movimento único e elementos totalitários, tem-se a ideia que somente o racismo e o comunismo são totalitários, mas pelo contrário, o cerne de tal pensamento decorre da redução da história aos elementos da natureza, ou seja, a concepção de que com isso é possível ter a explicação do todo. Análogo a isso, tal lógica é movida pelo terror proveniente do isolamento e, por conseguinte, destruição da vida privada. Para Arendt, o isolamento, juntamente com o sentimento de impotência e incapacidade de pensar, agir ou reagir corroboram com a instauração de governos que se propõem a “resolver” os problemas da sociedade e, assim detêm o controle social.

Conclusão

   Com isso, os governos tirânicos, de forma geral, propagam o medo e terror através da retirada da experiência real e projetam suas ideologias políticas: novos valores, destruição da vida privada e a lógica da dialética que abole as reflexões filosóficas e factíveis em prol de um pensamento único e idêntico de destruição em massa, a tirania. 

 

 

R$ 40 / h
Thaina B.
São Paulo / SP
Thaina B.
3,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Filosofia no Cursinho Filosofia - Geral Curso Superior de Filosofia
Graduação: Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura (Universidade de São Paulo (USP))
Professora de sociologia, história e estudante universitária. Vem comigo que vou te ajudar a passar no vestibular.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil