Mercado de Trabalho para o Professor de Música
Por: Thais L.
28 de Setembro de 2018

Mercado de Trabalho para o Professor de Música

Conservatórios e Escolas de Música

Teoria Musical Vestibular Curso superior Técnico Profissional Pré-vestibular Preparatório

Olá a todos mais uma vez =)

Nesse post falarei sobre como funciona as formas de ingresso, requisitos mínimos e formas de atuação do Professor de Música que queira dar aulas em escolas de música e Conservatórios.

Começarei distinguindo escola de música de Conservatório. Em geral as Escolas de Música não são reconhecidas pelo Ministério da Educação, ao passo que os Conservatórios sim, o que os permite emitir diplomas com essa identificação.

Começando a falar dos Conservatórios, essas são instituições que geralmente possuem anos de “estrada” , com uma tradição de ensino e reconhecimento da comunidade de músicos, educadores musicais e demais profissionais da área e afins. Originalmente, os Conservatórios eram locais onde durante os séculos XIV e XV serviam de abrigo a idosos e crianças abandonados mantidos pela Igreja com objetivo de “conservá-las”, ou seja mante-las longe dos “males e perigos do mundo”. Aos poucos esses espaços serviam para formar excelentes músicos por meio do ensino de instrumentos e canto e apreciação das artes.

Com esse pequeno histórico, podemos entender um pouco o porquê dessas Instituições manterem certo rigor na contratação de seus professores e nas provas de admissão. Em geral,  os Conservatórios realizam concursos e/ou processos seletivos mais longos, onde o professor a ser contratado deve se submeter a provas teóricas e práticas sobre seu instrumento ou sobre a matéria que irá lecionar (no caso de musicalização ou de matérias teóricas) , demonstrando domínio e conhecimentos musicais de médio a avançado dependendo da instituição. A maioria exige curso Superior como requisito mínimo.

  • Qual são os requisitos para lecionar em um Conservatório?

Bom, não há uma regra clara quanto a qual formação mínima você deverá ter para ingressar numa dessas instituições de ensino. Por exemplo, se seu objetivo for lecionar aulas de instrumentos, obviamente será exigido de você formação superior ou técnica (de Conservatório) do mesmo, não sendo obrigatório nesse caso que você tenha a Licenciatura, porém você saber como estruturar uma aula, as metodologias, didáticas e adequação de material e atividades a cada faixa etária, será de grande valia a você e seus alunos. Se você pegar o curriculum de alguns professores do Conservatório de Tatuí por exemplo (clique aqui), verá que a grande maioria possui o bacharelado (podendo ser no instrumento a qual se dedica, em regência ou em composição), e há alguns que possuem a Licenciatura com a habilitação em determinado instrumento. Hoje os Conservatórios em sua maioria oferecem cursos de musicalização (em geral para crianças). Nesse caso, um profissional com Licenciatura encontrará mais espaço do que aqueles só com bacharel, pois essa aula não diz respeito a um instrumento e sim a colocar os alunos em contato com diversos estímulos e conhecimentos musicais.

Tenho vários colegas, ao mesmo tempo com o curso de licenciatura, faziam aulas de instrumento  em escolas e Conservatórios. Considero que todos professores de música devem saber obrigatoriamente um ou mais instrumentos para suas aulas de musicalização ou mesmo coral e no caso daqueles que queiram se dedicar a ser professor de instrumento, o estudo deve ser igual para os dois lados. Além de saber tocar, o profissional deve sim, saber estruturar uma aula e conhecer diversos métodos, atividades e brincadeiras (para alunos crianças por exemplo).

  • E as aulas em Escolas de Música? No que diferem dos Conservatórios?

Bom, em geral as Escolas de Música são instituições independentes. Os profissionais que lá estão não precisam cumprir determinações do MEC necessariamente, montam sua própria carga horária, podem ter avaliações ou não, e escolhem o que será ensinado.

  • Qual o espaço que o Professor de Educação Musical encontra numa Escola de Música?

Atualmente, as Escolas de Música estão cada vez mais implementando aulas de musicalização em seu curriculum, o que para os professores de música com Licenciatura é um grande avanço, pois não é raro encontrar escolas que aceitem alunos que mesmo com dificuldades de manter a pulsação, de executar determinado rítmico, ou de identificar timbres, se aventurem nas aulas de instrumento em busca de resultados rápidos em pouco tempo. Isso acaba atrasando e prejudicando a nós professores pois um aluno com essas condições deve ser musicalizado (ainda que minimamente) antes de iniciar uma aula de instrumento. Sendo assim, as aulas de musicalização (que podem ser lecionadas para TODAS as faixas etárias), são uma grande ajuda e fundamental no processo de formação musical dos indivíduos. Quanto mais donos, diretores e coordenadores de escolas de música souberem disso, mais nos será dado esse espaço e menos frustrações dos dois lados ocorrerão.

Se você tem formação  em determinado instrumento também pode lecionar nessas instituições. Em geral as aulas  tem duração de 50 minutos a uma hora. A maioria das escolas opta por dar aulas de instrumentos separado das aulas de teoria musical o que ao meu ver contribui para que aquele pequeno tempo que temos com os alunos durante a semana seja otimizado.

  • E os salários? $$$

Bom, essa parte é aquela que como disse no post anterior, varia de local pra local.

Começando com os CONSERVATÓRIOS. Em geral a hora-aula (considerando que cada aula dura 60 minutos), gira em torno de 30 reais. Em geral o professor é contratado por regime CLT e possui benefícios como descanso semanal remunerado (veja o que é aqui) e hora atividade (que é o tempo que ele está fora de sala de aula, porém realizando atividades dessa ou para essa).

E nas ESCOLAS DE MÚSICA?

Nas escolas de música você encontra uma variedade de preço para a hora aula, mas adianto que existem escolas que pagam mais do que alguns Conservatórios.

O valor da hora aula gira em torno de 15 até 90 reais ou mais.

Os fatores que determinam isso são desde a localização da escola, o público atendido, a demanda por professores, ou mesmo o quanto valorizado esse profissional é (algumas escolas tem um mensalidade alta mas repassam uma porcentagem mínima do que é cobrado a cada professor).Em geral as aulas duram uma hora e possuem aula de teoria à parte (para os alunos de instrumento*).

IMPORTANTE: Já existem escolas que no caso de aulas coletivas como de teoria musical musicalização ou mesmo coral, pagam o professor POR ALUNO!! Sim! algumas escolas (poucas) fazem isso. Considero isso justíssimo, já que receber o mesmo valor para 1 ou 10 alunos não é muito legal visto que o trabalho é outro rs

Aqui você encontra uma tabela dos salários, requisitos mínimos dentre outras coisas dos professores da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo de Taubaté para ter como exemplo.

  • Abaixo trago exemplos de editais  de alguns Conservatórios :

-EMESP (Processo Seletivo para professor de Acordeão e Viola Erudita)  clique aqui

Aqui também você encontra para professor da EMESP

-Conservatório de Tatui (Processo Seletivo para Professor de Música – Erudito) clique aqui

 

Espero ter ajudado com esse post e qualquer dúvida é só me escrever!! =)

LEMBRE-SE !!Antes de trabalhar ou aceitar as condições de trabalho de alguma escola e/ou  Conservatório, a dica que eu dou é sempre a mesma: verifique se não há rotatividade constante de professores no local. Verifique o público atendido e qual a média da hora-aula de outras escolas de música da região, desconfie de hora-aula muito abaixo do comum. Não aceite qualquer coisa, veja como são as salas de aula, se há instrumentos suficientes e de qualidade, pois as vezes você tem que trazer de cada e comprar do próprio bolso para dar uma aula melhor. Veja se a escola possui método próprio e qual abordagem desse, ou se ela dá liberdade ao professor, quais são os objetivos e ementas do curso. Uma escola séria possui objetivos e ementas a serem atendidas, independente de seu porte, além de oferecer o mínimo ao professor como o valor do transporte. Algumas não registram via regime CLT (Carteira Assinada), mas nesse caso você pode se registrar como MEI (Micro Empreendedor Individual), onde você paga por fora INSS por exemplo (o que é uma boa principalmente se você dá aulas particulares) . Saiba mais sobre ser MEI aqui

 

É isso e até o próximo post !! Beijos a Todos =)

 

 

*Aula de canto também é aula de instrumento

R$ 60 / h
Thais L.
Cotia / SP
Thais L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Educação Musical (Unesp Ia SP)
Ensino Violão, Teclado
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil