PROTOCOLO DE MONTREAL O SEU SUCESSO NECESSÁRIO
Por: Thiago F.
09 de Abril de 2023

PROTOCOLO DE MONTREAL O SEU SUCESSO NECESSÁRIO

Geografia Geopolítica Ensino Fundamental Geografia Física ENEM Ensino Médio

O Protocolo de Montreal é um acordo internacional que visa a proteção da camada de ozônio da Terra. O protocolo foi adotado em 1987 e entrou em vigor em 1989. Desde então, tem sido considerado um dos tratados ambientais mais bem-sucedidos da história.

O Protocolo de Montreal foi uma resposta ao aumento da destruição da camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioleta do sol. A camada de ozônio foi descoberta em 1913 por Charles Fabry e Henri Buisson, e foi reconhecida como essencial para a vida em 1930 pelo químico britânico Sydney Chapman.

O Protocolo de Montreal foi negociado sob a égide do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele foi assinado por 46 países, incluindo os Estados Unidos, e entrou em vigor em 1989. Desde então, mais de 197 países aderiram ao protocolo.

O objetivo principal do Protocolo de Montreal é reduzir e, eventualmente, eliminar a produção e o consumo de substâncias que esgotam a camada de ozônio. Isso inclui substâncias como os clorofluorocarbonos (CFCs), halons e outros produtos químicos que contêm cloro e bromo.

O Protocolo de Montreal foi um marco importante na luta contra a destruição da camada de ozônio. Ele levou à proibição gradual do uso de substâncias que esgotam a camada de ozônio em todo o mundo. O Protocolo de Montreal também ajudou a estimular a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas mais seguras e sustentáveis ​​para essas substâncias.

"O Protocolo de Montreal foi um enorme sucesso em termos de proteção da camada de ozônio. Ele é um exemplo raro de cooperação internacional efetiva em questões ambientais globais." - Achim Steiner, ex-diretor executivo do PNUMA.

"Ao longo dos anos, o Protocolo de Montreal tem sido o catalisador de muitas inovações, incluindo novas tecnologias de refrigeração e ar condicionado, novos produtos químicos de limpeza e sistemas de espuma alternativos." - Erik Solheim, ex-diretor executivo do PNUMA.

"O Protocolo de Montreal tem sido fundamental para proteger a saúde humana e o meio ambiente de danos causados pela depleção da camada de ozônio. Ele é um testemunho da importância da cooperação internacional para resolver questões ambientais globais." - Naoko Ishii, ex-diretora executiva do PNUMA.

O Protocolo de Montreal foi um grande sucesso na luta contra a destruição da camada de ozônio, mas ainda há muito trabalho a ser feito. A plena implementação do protocolo e a pesquisa e desenvolvimento contínuos de alternativas mais seguras são fundamentais para garantir a saúde da camada de ozônio no futuro.

Referências:

R$ 50 / h
Thiago F.
Ananindeua / PA
Thiago F.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Geografia - Geopolítica Geografia do Brasil Geografia - Concursos Públicos
Especialização: Geografia Bach/Lic (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Professor de geografia há 12 anos, com vasta experiência em enem e vestibulares e com material didático próprio e completo. Venha aprender geografia!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil