Parece que você está enfrentando um problema com a sua conexão de rede. Existem algumas possibilidades que podem estar causando o problema, e a placa de rede queimada é uma delas, mas não a única. Vou sugerir alguns passos para ajudar a diagnosticar o problema:
Antes de assumir que a placa de rede está queimada, reinicie o computador e o roteador. Às vezes, esse simples passo pode resolver problemas temporários de conexão.
Verificar Conexões Físicas:
Certifique-se de que todos os cabos estão conectados corretamente. Remova e reconecte o cabo Ethernet tanto no PC quanto no roteador.
Verificar o Status da Placa de Rede no Gerenciador de Dispositivos:
Win + X
e selecione "Gerenciador de Dispositivos").Tente desativar e, em seguida, ativar a placa de rede novamente. Clique com o botão direito, escolha "Desativar dispositivo" e depois "Ativar dispositivo".
Reinstalar os Drivers:
Pode ser que o driver da placa de rede esteja corrompido ou desatualizado. Baixe o driver mais recente do site do fabricante e reinstale-o.
Testar com Outro Cabo ou Porta:
Teste com outro cabo Ethernet e tente conectar o cabo em uma porta diferente no roteador. Um cabo ou porta com defeito pode estar causando o problema.
Utilizar uma Ferramenta de Diagnóstico:
Alguns sistemas operacionais possuem ferramentas de diagnóstico que podem ajudar a identificar problemas. No Windows, vá para "Configurações" > "Rede e Internet" > "Status" e clique em "Solucionador de problemas de rede".
Testar uma Placa de Rede Externa:
Se, após seguir esses passos, a placa de rede ainda não funcionar e você tiver verificado que outras placas de rede funcionam no seu PC, há uma boa chance de que a sua placa de rede original tenha realmente queimado e precise ser substituída.
Olá Lucas.
Quando algo falha, gosto de testar o caminho todo para descobrir o que pode ter falhado.
Se tudo falhar, então deve ter sido a única coisa que você não trocou, a placa.